Agência Senado
Agência Senado

Osmar: emendas à propostas
de Bornhausen.

O senador Osmar Dias, líder do PDT no Senado, apresenta na próxima semana, várias emendas ao projeto 275, de autoria do senador Jorge Bornhausen (PFL/SC), para aperfeiçoar a lei eleitoral e estabelecer novos critérios para a aprovação da reforma política pelo Congresso, com vigência para as eleições do ano que vem.

Segundo ele, a proposta de Bornhausen foi discutida conjuntamente com os líderes partidários como uma alternativa para enfrentar os problemas gerados pela arrecadação, gerenciamento e aplicação dos recursos de campanha, mas precisa ser acompanhada por uma reforma política ampla.

Dias apóia a alteração no prazo para a realização de convenções e escolha dos candidatos, reduzindo o tempo das campanhas e também os gastos: "Além disso, considero fundamental que haja restrições no formato da propaganda eleitoral em rádio e tv. Nas últimas eleições, os programas que deveriam ser utilizados para debates de propostas e projetos transformaram-se em espetáculos de puro marketing, com superproduções caríssimas", criticou.

O pedetista dispensa os exageros de marketing, observando que " a campanha eleitoral é o momento para que partidos políticos e seus candidatos divulguem suas propostas, e os programas de rádio e tevê valorizam mais as imagens, os jingles e outros recursos do que a mensagem do político. Mais importante que a forma do programa é seu conteúdo e o contato com os eleitores, em reuniões onde a comunidade participe e debata suas necessidades", pondera.

Também defende a regulamentação da divulgação das pesquisas eleitorais e o fim da presença de artistas e músicos nos palanques. "Comícios desperdiçam dinheiro e tempo. Ninguém vai para escutar as propostas dos candidatos e sim para ver os shows de artistas de renome."