A Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse na noite desta quarta-feira que a economia brasileira não corre o risco de ser ‘contaminada’ pela inflação. “A inflação não está contaminando toda a nossa economia”, disse a ministra em sua palestra no 57º Congresso Estadual de Municípios, realizado em Santos.

Assim como outros membros da equipe do governo federal, Miriam atribuiu a alta dos preços em 2012 ao choque internacional nos preços de alimentos. Segundo ela, se não fosse esse fator, o IPCA teria fechado o ano de 2012 em 4,7%.

Questionada sobre as preocupações do mercado com a inflação, Miriam Belchior reiterou o discurso oficial do governo de que “o controle da inflação é um compromisso”. “É uma análise comum do governo e do mercado, de que a inflação está reduzindo e ficará dentro da banda (da meta oficial de inflação, de até 6,5%)”, afirmou.

Em seu discurso aos prefeitos, a ministra lembrou ainda que nos últimos nove anos a inflação se manteve dentro da banda estabelecida pelo Conselho Monetário Internacional (CMN).