Os paranaenses que têm veículos podem utilizar os créditos acumulados no programa Nota Paraná para abater os valores referentes ao IPVA de 2019. O pagamento do imposto começa a ser feito nesta quinta-feira (1).

Leia mais! Quer um desconto de até 30% no IPTU de Curitiba? Saiba como!

Somente os créditos registrados no mesmo CPF do proprietário do veículo podem ser usados no abatimento. Não há limite de valor para a transferência dos créditos e mais de um veículo – caso registrado no mesmo nome – podem receber abatimento no valor do imposto.

Segundo a coordenadora do Nota Paraná, Marta Gambini, o abatimento é a chance de o cidadão receber como benefício parte dos valores pagos como imposto. “Quem tem veículo e ainda não fez o cadastro está perdendo a oportunidade de pagar menos imposto, e também de ser sorteado, pois os abastecimentos dos veículos geram bilhetes para os sorteios mensais. Se pedir o CPF na nota no abastecimento ou na loja de conveniência do posto, poderá receber parte do imposto recolhido pelo estabelecimento”, disse.

Transferência

A transferência de créditos pode ser feita pelo portal do programa ou pelo aplicativo do programa Nota Paraná, que pode ser baixado gratuitamente e está disponível para sistemas Android e IOS.

Para isso, o cidadão deve acessar sua conta no Nota Paraná e solicitar a opção de transferência de créditos para o IPVA. Se o contribuinte optar pelo uso do crédito e não tiver o valor suficiente para quitar o IPVA, a Secretaria da Fazenda enviará um boleto com a diferença do imposto para que o pagamento seja complementado no ano que vem.

Se a diferença for quitada à vista, será possível aproveitar o desconto de 3% que vai ser oferecido a todos os contribuintes do IPVA.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Linha Verde deve ficar pronta em 2020, diz a prefeitura, após 12 anos de obras