Os institutos de pesquisa divulgaram ontem levantamentos sobre as intenções de voto em três dos principais municípios paranaenses. Se na pesquisa Vox Populi para Curitiba o quadro permanece idêntico aos levantamentos anteriores, o Ibope apontou uma virada em relação à pesquisa de agosto em Ponta Grossa e, em Londrina mostra que apesar da vantagem de 10 pontos sobre seus adversários no primeiro turno, o ex-prefeito Antônio Belinati (PP) terá maior dificuldade no segundo turno.

A 11.ª pesquisa de intenções de voto para a Prefeitura de Curitiba registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná mantém exatamente o mesmo quadro dos levantamentos anteriores.

Divulgada na noite desta terça-feira, a pesquisa Vox Populi, contratada pelo Jornal do Estado mostra a liderança do prefeito Beto Richa (PSDB) com 71% das intenções de voto, mais de 50 pontos à frente de Gleisi Hoffmann (PT), que soma 15%. Carlos Moreira (PMDB) tem 2% e Fábio Camargo (PTB), 1%. Bruno Meirinho (PSOL), Ricardo Gomyde (PCdoB), Maurício Furtado (PV) e Lauro Rodrigues (PTdoB) não pontuaram.

Dois porcento dos entrevistados declararam que votarão nulo ou em branco, enquanto 9% ainda não decidiram. O Vox Populi ouviu 800 pessoas entre os dias 17 e 18 deste mês e registrou a pesquisa sob número 2103/08 no TRE. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Em relação às três pesquisas anteriores do Vox Populi, Beto e Gleisi oscilaram dentro da margem de erro. Enquanto o Tucano perdeu dois pontos em relação ao início do mês, a petista recuperou três dos quatro que havia perdido entre a segunda e terceira pesquisas.

Os demais candidatos também mantiveram desempenho semelhante, oscilando entre 0% e 2%. A pesquisa também avaliou a administração do prefeito Beto Richa, que chegou a 91% no levantamento divulgado ontem. Seis porcento disseram desaprovar enquanto 3% não responderam.

Ponta Grossa

A segunda pesquisa Ibope de intenções de voto para a Prefeitura de Ponta Grossa (Campos Gerais) aponta empate técnico entre os candidatos Pedro Wosgrau (PSDB) e Jocelito Canto (PTB) na liderança.

Enquanto Wosgrau, atual prefeito, saltou de 22% para 37%, seu principal adversário caiu de 43% para 30% em relação à pesquisa divulgada em agosto. Com margem de erro de quatro pontos percentuais, os candidatos estão tecnicamente empatados.

Mas o segundo turno entre os dois candidatos ainda não está definido, pois Sandro Alex (PPS) aparece com 19% das intenções de voto. Geverson Silveira (PT) tem 3%. Brancos e nulos somam 2% e 7% estão indecisos.

Os candidatos Lauro Padilha (PV) e João Stefaniak não somaram 1%. O Ibope ouviu 504 pessoas entre os dias 20 e 22. A pesquisa foi encomenda pela Rede Paranaense de Comunicação e está registrada no TRE sob o número 469/2008.