Chuniti Kawamura
Polloni: tucano influente.

O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), nomeou o engenheiro Sérgio Matheus Rizzardo para ocupar a Secretaria de Planejamento. Rizzardo substituiu Antonio Polloni, que deixou o cargo para reassumir uma função técnica na Federação da Agricultura do Estado do Paraná.

O substituto de Polloni é do quadro técnico do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano). A volta à Faep permitirá a Polloni participar da campanha do prefeito à reeleição. Ex-secretário da Agricultura no governo Lerner, Polloni foi um dos coordenadores do plano de governo do senador Osmar Dias (PDT) na campanha para o governo no ano passado. Polloni é ligado ao ex-deputado Euclides Scalco, um dos conselheiros do prefeito.

Embora, estrategicamente, Beto evite confirmar sua candidatura à reeleição, no PSDB, os preparativos para a campanha já estão em andamento. As pesquisas de intenções de votos em que o prefeito lidera com cerca de cinqüenta pontos porcentuais de vantagem sobre o segundo colocado, a pré-candidata do PT, Gleisi Hoffmann, torna a candidatura de Beto inevitável, de acordo com algumas lideranças tucanas.

Polloni poderá desempenhar na campanha de Beto o mesmo papel que Scalco exerceu na campanha de Osmar. No ano passado, Polloni assumiu a então recém-criada Secretaria de Planejamento, depois de ter sido secretário de Abastecimento desde o início da gestão de Beto Richa.

Saídas

A eleição do próximo ano irá provocar outras alterações na equipe de Beto Richa no início do ano. Em março, alguns auxiliares irão se afastar para concorrer à eleição, como determina a legislação eleitoral. Entre os possíveis candidatos estão o administrador regional do Pinheirinho, Juliano Borghetti, irmão da deputada estadual Cida Borghetti, que deve concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Curitiba pelo PP, e o secretário do Trabalho, Manassés Oliveira, que deve tentar a reeleição pelo PRTB. Atualmente, Manassés está licenciado da Câmara para exercer o cargo de secretário. O diretor de Planejamento, Omar Sabbag Filho, também está na lista dos possíveis candidatos a vereador em 2008.