O prefeito Beto Richa reuniu-se na manhã desta terça-feira (10) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília. Na reunião, de cerca de 60 minutos, Richa e Lula conversaram sobre o andamento das obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) no Paraná e em Curitiba e novos investimentos em habitação. Também participaram da reunião o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e o chefe de gabinete do prefeito, Deonilson Roldo.

Richa agradeceu pelo convite e cumprimentou o presidente pela popularidade. Lula alcançou 84% de aprovação em recente pesquisa CNT/Sensus. “Parabéns para você também”, retribuiu o presidente, que lembrou a eleição de Richa com mais de 77% dos votos e os índices de aprovação da administração de Richa, sempre acima de 80%. Pesquisa publicada pelo jornal Gazeta do Povo, em janeiro, mostrou o prefeito com aprovação de 83,9% dos curitibanos.

Lula disse ao prefeito que, nos próximos seis meses, o governo federal fará um grande esforço para acelerar obras do PAC que estão atrasadas em vários estados e informou que deve anunciar, nos próximos dias, um programa para a construção de um milhão de residências. Richa relatou ao presidente o andamento do programa habitacional da Prefeitura, que tem recursos do PAC.

A Prefeitura está executando a maior frente de obras de urbanização da história da cidade. Os projetos em andamento trarão benefícios para 10,6 mil famílias e incluem implantação de loteamentos e construção de casas para reassentamento de moradores que vivem em situação de risco ou insalubridade. Parte dos recursos que financiam os projetos vêm do governo federal. A contrapartida da Prefeitura aos contratos firmados com o Ministério das Cidades e com a Caixa Econômica Federal inclui construção de equipamentos comunitários e desapropriação e compra de áreas. Somente no projeto da Vila Parolin, a Prefeitura investiu R$ 12 milhões na aquisição de terrenos próximos à ocupação, para reassentamento das famílias.

“Temos um bom relacionamento com o governo federal e as parcerias com os ministérios e com a Caixa demonstram isso”, afirmou Richa, que convidou o presidente a vir a Curitiba para inaugurar uma obra na área da habitação, ainda este ano. “Irei com todo prazer”, confirmou Lula.

Após a reunião reservada com o presidente, Richa participou da abertura do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, na tarde desta terça-feira, em Brasília.