A direção estadual do PSDB decidiu que irá recomendar ao prefeito de Chopinzinho, Vanderlei José Crestani, que se afaste do partido durante a campanha eleitoral. Ontem, Crestani formalizou o apoio à candidatura do senador Osmar Dias (PDT) ao governo do Estado. O prefeito de Chopinzinho, no Sudoeste do Estado, disse que tem uma relação pessoal e política com Osmar Dias e que não foi ele que mudou de posição, mas o PSDB. “Em 2007 quando me filiei, o presidente do partido Valdir Rossoni disse que eu não precisava me preocupar com a ligação com o Osmar porque estaríamos juntos, já que havia um compromisso de apoio firmado durante a campanha de Beto Richa à prefeitura de Curitiba em 2008”, atacou.

O presidente do PSDB, Valdir Rossoni, disse que entende a proximidade de Crestani com Osmar Dias, mas que por uma questão de respeito, vai pedir ao prefeito na próxima segunda-feira, que se licencie do partido, durante a campanha eleitoral. “O prefeito, como pessoa decente que é, e sabe que é melhor se afastar durante a campanha. Depois que a eleição passar, nós vemos como resolver”, disse.

Exagero

Mais do que a posição de Crestani, que já era conhecida no PSDB, o que mais irrita o presidente estadual do PSDB é a exploração que os adversários estão fazendo da adesão do prefeito à campanha de Osmar. “Nós temos prefeitos do PDT que apoiam o Beto e nem por isso ficamos fazendo este carnaval todo”, reclamou o presidente estadual do PSDB.

Rossoni lembrou que o prefeito de Chopinzinho recebeu Beto Richa quando o candidato esteve na cidade. “Acho que agora ele foi deselegante porque está nos deixando e ao partido numa situação constrangedora. Mas não vamos ficar perdendo muito tempo com isso. Vou recomendar a ele que se afaste e pronto”, disse Rossoni. Ele citou que o PSDB tem 41 prefeitos e apenas um está se recusando a apoiar o candidato do partido.

Laços

O prefeito tucano justificou a sua posição nas atuais eleições para o governo do Estado: “Minha relação com Osmar Dias vem desde o final da década de 80, quando ele era secretário da Agricultura e implantamos o programa Paraná Rural em nossa cidade e na região, um programa que mudou tudo por aqui. Com ele fizemos um verdadeiro salvamento da região. Não vou mudar minha história política. Seu jeito de atuação é o que me faz continuar a seu lado, mesmo contrário ao meu partido”.