Falhas nas urnas, erros no processamento dos votos, incoerências entre número e nome de candidatos e ausência do “apito” após a confirmação foram apenas algumas das reclamações feitas por diversos eleitores que compareceram às urnas neste domingo (07).

Nas redes sociais, inúmeros vídeos e postagens foram publicados mostrando supostos problemas em zonas eleitorais de todo o Brasil sendo a principal reclamação relativa à computação dos votos para presidente. Em Curitiba, situações semelhantes foram relatadas por eleitores de zonas situadas nos bairros Água Verde, Bigorrilho e Sítio Cercado.

Diante das inúmeras informações propagadas por meio do Twitter e do WhatsApp, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu um aviso no qual alerta a população a respeito da divulgação de Fake News. Em âmbito estadual, o TRE informou por meio de nota que “o pleito eleitoral está transcorrendo em absoluta normalidade.” O órgão informa ainda que “todas as urnas eletrônicas foram submetidas a rigoroso controle e testes de segurança, não havendo risco da existência de fraude na votação”. O TRE ressalta, por fim, que “os boatos disseminados nas redes sociais em relação a eventuais falhas em algumas urnas serão objeto de imediata apuração”.

Mais esclarecimentos devem ser repassados à imprensa ainda no fim da tarde deste domingo, numa entrevista coletiva agendada na sede do tribunal, no bairro Parolin, em Curitiba.

+ Acompanhe o resultado das eleições aqui na Tribuna do Paraná

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Eleições na Tribuna: acompanhe tudo sobre a votação de Curitiba e região em tempo real!