Foto: Agência Câmara

André Vargas: tentando a sucessão do petista Nedson Micheletti.

Em Londrina, o segundo maior colégio eleitoral do estado, administrada há duas gestões pelo PT, o partido já definiu o nome que lançará à sucessão do prefeito Nedson Micheletti.

Ontem, o diretório municipal encerrou o prazo para a inscrição de candidatos a prefeitos e irá homologar a candidatura de Vargas na convenção que realizará até o final de junho. Ex-presidente estadual do PT, Vargas é o nome de consenso do partido, afirmou o presidente municipal do PT, Sidnei Santos. Esta será a primeira vez que Vargas irá disputar um cargo majoritário. Entre as maiores cidades do estado, Londrina foi a segunda a definir o candidato a prefeito, depois de Curitiba, onde a presidente estadual do partido, Gleisi Hoffmann, venceu a prévia realizada no mês passado.

Desde anteontem, o diretório estadual está recebendo o relatório dos diretórios municipais, convocados a informar se lançarão candidatos próprios ou estão discutindo alianças para apoiar candidatos de outras siglas. Todas as propostas de alianças serão analisadas pelo diretório estadual, que estima em mais de cem o número de cidades onde o partido lançará candidato próprio.

Composições

Vargas disse ontem que o candidato a vice-prefeito será indicado por um dos partidos que irá compor a aliança que está sendo costurada para a chapa majoritária. O deputado petista afirmou que as conversas estão adiantadas com o PSB, PC do B, PTN e PTC e que há um diálogo em curso com o PR. O PTB será a próxima sigla a ser procurada para uma composição. Embora o PTB cogite lançar o deputado federal Alex Canziani a prefeito, Vargas acha que há margem de negociação, já que o partido integra a coalizão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso Nacional.

O prazo para inscrição das pré-candidaturas a vereador, em Londrina, encerra nesta sexta-feira, dia 4. A chapa será fechada no dia 18. Atualmente, o PT tem três vereadores: Gláudio Renato de Lima, Lourival Germano e Maria Ângela Santini.