Foto: Ciciro Back

Melo Viana vai ocupar Secretaria do Controle Interno.

O governador Roberto Requião (PMDB) determinou ontem o afastamento da diretora presidente da Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná), Jane Elizabete Setenareski, e dos diretores Edson Carlos Bernardelli (administrativo-financeiro), Manoel Lopes Andrade Junior (técnico) e Paulo da Nova (agrocomercial). Hoje, Requião e o secretário da Agricultura, Valter Bianchini, anunciam os substitutos dos diretores, que deixam o órgão em meio a uma auditoria para verificar denúncias de irregularidades na empresa.

A Controladoria Geral do Estado está apurando um processo de equiparação salarial realizado pela diretoria afastada. Outro motivo da queda da diretoria foram acusações de que haveria um caixa 2 na empresa. O governador preferiu afastar os diretores até a conclusão das apurações. Segundo fontes do Palácio Iguaçu, se o inquérito administrativo concluir que nenhum deles tem culpa nas acusações, eles serão reaproveitados em outro lugar, afirmou.

Outras mudanças

O novo secretário da Agricultura também já determinou mudanças na presidência da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural). Para o lugar de Sabino Campos foi chamado Augusto Bandeira, um ex-funcionário da empresa que havia sido demitido da empresa junto ao atual secretário da Agricultura durante a gestão do senador Osmar Dias (PDT). Bianchini e Bandeira foram readmitidos por Requião, no ano passado. Já Campos irá auxiliar Nilton Pohl, ex-secretário da Agricultura, na coordenadoria do programa do Leite.

Ontem ainda, o governador fez novas nomeações. Para a Secretaria Especial para a Coordenação de Projetos Sociais foi designado o pastor da Igreja Assembléia de Deus, Vivaldo Maldonado Gonçalves. Já a vereadora por dois mandatos, Inês de Paula Dias, assumirá a Coordenação da Macrorregião de Cascavel. O ex-prefeito de Paranaguá Mário Roque será assessor especial da vice-governadoria para a coordenadoria da macrorregião do Litoral. O ex-prefeito Samis da Silva também foi formalizado no cargo de coordenador da macrorregião de Foz do Iguaçu.

Requião convidou ainda o funcionário do Banco Central  Jorge Melo Viana, para ocupar a secretaria do Controle Interno do Estado. O organismo, previsto na Constituição Estadual, será criado nos próximos dias por meio de mensagem do governo à Assembléia Legislativa.