Os secretários estaduais vão se reunir todas as semanas para avaliar as ações em suas áreas. A decisão foi comunicada ontem pelo governador Roberto Requião após a exposição da secretária do Planejamento e Coordenação Geral, Eleonora Bonato Fruet, sobre o trabalho do Conselho Revisor.

O Conselho foi criado pelo governador para avaliar o andamento dos programas de governo e suas ações. Para facilitar esse trabalho, foi criado o Sistema de Acompanhamento de Programas de Governo (APG) cujo software, desenvolvido em conjunto pela Secretaria do Planejamento e pela Celepar, foi colocado no ar no início de março.

“Esse sistema de monitoramento foi implantado para tornar as ações de governo mais eficientes, uma vez que dá mais visibilidade às ações e ao cumprimento das metas estabelecidas”, explica Eleonora.

Ela considerou que o sistema é o principal instrumento para acompanhar as ações de governo e também para nortear as liberações de recursos destinados a cada uma delas. a secretária do Planejamento incentivou a participação de algumas secretarias na alimentação do sistema com informações sobre suas ações específicas.

“É de vital importância que os secretários e diretores gerais participem ativamente para o sucesso desse trabalho, que vai contribuir para uma maior eficiência do governo”, disse. Sobre o assunto, o governador Roberto Requião lembrou que o governo lida com dinheiro público e que por esse motivo é importante desenvolver mecanismos que garantam a eficiência da máquina pública, como o Sistema de APG.

O sistema

O sistema de Acompanhamento de Programas de Governo tem um processo de alimentação e retroalimentação mantido por gestores e responsáveis técnicos que têm senhas diferenciadas para atualizar semanalmente os estágios dos programas.

O monitoramento é acompanhado de uma sinalização de cores (vermelho, amarelo e verde), que indica qual a situação de cada programa. Os estágios vermelho e amarelo significam que os programas precisam ser reorientados para que tenham condições de avançar, ou que o cronograma não está sendo cumprido como o planejado.

Os gestores de programas e os responsáveis técnicos de cada ação são os interlocutores do governo nesse acompanhamento. Eles “alimentam” semanalmente o sistema de APG com as informações sobre o andamento de cada ação. Os usuários são cadastrados e têm acesso às informações por meio de senhas, uma vez que o acesso é restrito.

Além de Eleonora Fruet, são membros permanentes do Conselho Revisor os secretários Heron Arzua e Caíto Quintana, da Fazenda e da Casa Civil, respectivamente; o chefe de gabinete do governador, Rodrigo Rocha Loures Filho; e o assessor do governador José Moraes Neto.