O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) refez o calendário para o eleitor de Curitiba que deixou de fazer o recadastramento biométrico no mês de seu aniversário, para evitar o acúmulo de filas no final de ano e até 20 de janeiro do ano que vem.

O tribunal fez o recadastramento biométrico de 45% dos eleitores de Curitiba até esta terça-feira (27), mas faltam ainda aproximadamente 745 mil eleitores para comparecer ao TRE.

“Foi uma forma de tentar trazer o eleitor que já aniversariou, evitando coincidir com o prazo dos eleitores aniversariantes do final do recadastramento. Se todo o mundo deixar para fazer o recadastramento no final, teremos filas muito extensas e com mais de 10 horas de espera”, ponderou a juíza eleitoral, Luciane Ludovico.

O calendário é pelo aniversário do eleitor, e quem não compareceu ao recadastramento, nos meses de janeiro, fevereiro e março, tem prazo até 31 de outubro para fazê-lo. O prazo para os aniversariantes atrasados de abril, maio e junho vai até 30 de novembro.

O prazo para os aniversariantes de julho, agosto e setembro prossegue normalmente até 31 de dezembro e para os de outubro, novembro e dezembro até 20 de janeiro de 2012. A juíza eleitoral ressalta que o eleitor, cujo prazo de recadastramento não está vencido, pode fazê-lo com antecedência se quiser.

Título cancelado

O TRE apertou o cerco ao eleitor que não cumpriu o calendário de recadastramento biométrico em Curitiba. Ele corre o risco de ter o título de eleitor cancelado e ficar privado de retirar o CPF, o passaporte e de tomar posse em concurso público se aprovados, entre outras penalidades, se não cumprir o calendário do TRE. Segundo o tribunal somente de janeiro a março aproximadamente 172 mil eleitores deixaram de fazer o recadastramento biométrico.

O tribunal exige um documento oficial que identifique o leitor com foto como, por exemplo, a carteira de identidade ou a carteira de trabalho, e um comprovante de residência ou de vínculo (patrimonial, residencial e profissional) do eleitor com Curitiba para fazer o recadastramento biométrico.

O eleitor pode optar em comparecer diretamente ao TRE ou optar pelo agendamento na internet para o recadastramento, por meio do site www.tre-pr.jus.br