Será aberto hoje, às 9 horas, no Cietep, em Curitiba, o II Congresso da Rede de Participação Política – iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Faciap).

O evento tem como tema “Reformar e Inovar: Uma Nova Política é Possível’ e reunirá centenas de pessoas de várias regiões do Estado para discutir sobre o atual sistema eleitoral do país e sugerir fórmulas para ampliar a participação da sociedade no processo.

Mediado pelo jornalista da CBN Curitiba, José Wille, o painel “O sistema eleitoral brasileiro em crise? Diagnóstico e perspectivas de mudanças”, com início às 9h30, reunirá especialistas como René Dotti, advogado e presidente da Comissão Nacional da OAB de Defesa da República e da Cidadania; David Fleisher e Lúcio Rennó (UnB), Rachel Meneghello (Unicamp) e Márcio Rabat.

Eles darão subsídios para as pessoas formarem seus ponto de vista e decidirem, ao final do encontro, qual será o melhor encaminhamento a ser dada à proposta de alteração no sistema eleitoral brasileiro. O período da tarde será voltado para diálogos e avaliação de proposta de um projeto de lei, de iniciativa popular, para a implantação do voto distrital misto.