Depois de investir mais de R$ 21 milhões na concretagem dos 25 quilômetros de ruas e avenidas que dão acesso ao Porto de Paranaguá, a autarquia começou os serviços de sinalização horizontal e vertical das vias. O investimento é de R$ 375,9 mil e a obra será executada num prazo de 30 dias. O objetivo é dar maior segurança e facilitar o tráfego, principalmente de caminhões.

?Muitos ainda recordam a situação das vias de acesso. Buracos onde cabiam rodados de caminhões, falta de segurança para os usuários e morosidade no tráfego?, lembra o superintendente do porto Eduardo Requião. ?Hoje, temos avenidas preparadas para receber com total segurança e agilidade os mais de 300 mil caminhões que vêm à Paranaguá a cada ano, assim como os demais motoristas?.

Além da tranqüilidade no tráfego, a segurança se tornou item importante. ?A cada parada em função dos buracos, os motoristas se tornavam presas fáceis dos marginais que agiam na área, assaltando e abrindo as ?bicas? dos caminhões, por onde vazavam os produtos. Isso virou coisa do passado?, recorda ainda o superintendente.

?Inclusive para o policiamento, as condições se tornaram mais benéficas. As ocorrências policiais, que anteriormente eram assustadoras, agora estão reduzidas a zero na vias de acesso, que vêm do Pátio de Triagem até as moegas dos armazéns?, acrescenta Eduardo Requião.

Caminhoneiros

As melhorias estão sendo aprovadas pelos caminhoneiros. ?Venho há três anos a Paranaguá e a situação estava muito crítica. Agora vemos que melhorou e muito. A pavimentação feita pelo porto ficou uma beleza e bem diferente de antigamente, quando os buracos tomavam conta das ruas. Antes eu tinha medo que o caminhão pudesse tombar num daqueles buracos?, diz João de Lima Matozo.

Para o motorista Antonio Pereira de Bairros, as obras representaram também economia para o bolso. ?Venho à Paranaguá desde que comecei a trabalhar com caminhão e considero estas obras muito boas. Por causa dos buracos, meu caminhão já estragou, pneu já rasgou e a manutenção sempre é cara. Com a pavimentação, a vida melhorou bastante e temos mais agilidade em transportar a carga?, comenta.

Mudanças

Na sinalização horizontal, serão instaladas faixas, legendas e símbolos com o objetivo de regulamentar, advertir e orientar os usuários das vias, tornando-as otimizadas e mais seguras.

Na sinalização vertical, os serviços compreendem a instalação de placas e marcos quilométricos, fixados ao lado da pista, transmitindo mensagens de caráter permanente e, eventualmente, variáveis, de acordo com a legislação de trânsito.

Nestas placas ficarão disponíveis as obrigações e limitações, proibições ou restrições sobre o uso da via, além da direção de logradouros e pontos de interesse, de forma a auxiliar os condutores de veículos em seus deslocamentos.

Dez vias receberam as melhorias: Avenida Bento Rocha, Avenida Manoel Ribas, Avenida Cel. Santa Rita, Avenida Cel. José Lobo, Rua Professor Cleto, Rua Antonio Pereira, Rua Manoel Bonifácio, Rua Barão do Rio Branco, Rua Soares Gomes e Avenida Portuária.