O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, anunciou que o Porto de Paranaguá está desenvolvendo estudos para instalação de um terminal público para movimentação de produtos líquidos a granel, especialmente álcool. O projeto será realizado em áreas localizadas na Vila da Madeira e pertencentes ao porto.

O Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado (PDZPO) já definiu a área como destinada ao terminal de forma definitiva. “Num curto prazo teremos este terminal pronto para atender a uma demanda em potencial crescimento, fazendo com que o Porto de Paranaguá esteja em perfeita sintonia com uma tendência mundial”, analisou Eduardo Requião.

O novo terminal atenderá principalmente o mercado asiático, grande consumidor de álcool, e outros mercados compradores de produtos químicos que vêm fazendo parte da pauta de exportações brasileiras. A movimentação de produtos líquidos a granel, que numa primeira fase será composta por uma tancagem de 40 mil metros cúbicos, contará com balança rodoviária interligada ao píer de inflamáveis pertencentes a Appa.