O presidente da Xunta de Galícia, Dom Manuel Fraga Iribarne, está enviando um representante da União Européia para a posse do governador Roberto Requião como presidente do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), marcada para esta quinta-feira (10) em Curitiba . Ele é Jesús Gamallo Alle, secretário geral de Relações com a União Européia e Cooperação Externa da Galícia e participa tanto da reunião reservada dos governadores do Codesul como de encontros com os secretários executivos do bloco e com os governadores argentinos de províncias que fazem parte da Crecenea (Comissão de Comércio Exterior da Argentina), bloco da Argentina que mantém intercâmbio com o Codesul.

Gamallo vem oferecer a experiência da Galícia em integração transfronteiriça, já que a Galícia mantém um bem-sucedido intercâmbio com o Norte de Portugal, considerado modelo para a União Européia. Ele também vai convidar os governadores brasileiros e argentinos dos dois blocos a participarem em maio na Bolívia, de um seminário sobre as possibilidades de cooperação entre a América do Sul e a União Européia e incentiva-los a promover um debate semelhante por aqui. O anúncio foi feito pelo diretor do escritório da Xunta da Galícia no Brasil, Juan José Maria Lago.

Lago explica que Codesul e Crecenea despertam muito interesse na União Européia por representarem os únicos blocos da América Latina juridicamente constituídos. A Xunta tem interesse num intercâmbio aberto com a região ? no estilo guarda-chuva ? e está disposta a apoiar a região na realização de missões comerciais e governamentais conjunto à União Européia. Ele considera como muito importante e desencadeadora de novas ações, a viagem que o governador Roberto Requião realizou à Galícia em 2004.

Além da solenidade em que o governador do Mato Grosso do Sul, José Orcírio Miranda, o Zeca do PT, transfere a presidência do Codesul a Requião, uma série de reuniões entre governadores brasileiros e argentinos, secretários de cada Estado, encontros abertos e reservados, vão marcar o dia 10. "É um momento histórico, de retomada e fortalecimento das relações econômicas, políticas e culturais", define o secretário executivo do bloco, Santiago Martin Gallo. Do Codesul participam os governadores do Paraná, do Mato Grosso do Sul, de Santa catarina, Luiz Henrique da Silveira, do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto. A Crecenea deve ser representada pelos governadores Roy Nikisch, do Chaco, Horácio Colombi, de Corrientes, Jorge Pedro Busti, de Entre Rios