Guardas municipais já estão fazendo rondas nas praças Rui Barbosa e Osório, no centro da cidade. A medida foi anunciada pelo secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos, explicando que os guardas trabalham em duplas, das 7 às 21 horas.

A presença da Guarda Municipal nas duas praças, além do Passeio Público, onde as rondas iniciaram há algum tempo, libera os policiais militares para atuação em outras áreas.

Segundo Itamar, gradativamente a Guarda vai assumir alguns locais hoje atendidos pela Polícia Militar, principalmente na área central. "Vamos atuar de forma integrada", afirmou.

Munidos de rádios ou celulares, em caso de necessidade os guardas têm condições de solicitar reforço, tanto da Guarda Municipal como da PM.

O secretário adiantou também que os parques da cidade terão aumento de guardas. Isso será possível com a capacitação de mais 120 guardas do quadro especial da Prefeitura. O curso de formação técnico-profissional inicia no dia 28 de fevereiro na Academia Policial Militar do Guatupê.

Em maio, a Guarda Municipal será reforçada com a convocação de mais 120 classificados do concurso público promovido pela Prefeitura. Esses futuros guardas, que serão preparados para atendimento de escolas, postos de saúde, parques e outros locais, também farão o curso de formação na Academia do Policial Militar do Guatupê.