Praga será candidata a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Segundo o porta-voz da cidade checa, Jiri Wolf, disse que 50 dos 70 membros da assembléia municipal votaram hoje a favor. Houve dez votos contra e sete abstenções.

Enquanto a assembléia informou que Praga fará de tudo para conquistar o direito de sediar os Jogos de 2016, a decisão está sendo vista como um teste para aumentar as chances para sediar a Olimpíada de 2020.

"Há um grande caminho a percorrer, mas esse foi um primeiro passo importante", disse o diretor do comitê olímpico checo, Milan Jirasek.

As candidatas devem enviar até o dia 15 de setembro uma carta oficializando sua candidatura junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI). A cidade-sede será escolhida em 2009.

Praga, que nunca organizou uma Olimpíada, deverá ter como concorrentes Rio de Janeiro, Madrid, Roma e Tóquio. Nos Estados Unidos, Los Angeles e Chicago estão disputando uma indicação oficial.

Será a segunda vez, depois de 1924, que Praga apresenta uma candidatura para os Jogos. O prefeito de Praga, Pavel Bem, disse que uma análise da PricewarterhouseCoopers apontou que a cidade teria de investir US$ 6,460 bilhões, mas que o valor possivelmente aumentaria. "Os custos serão atualizados a cada ano", disse Bem.