Termina no próximo dia 28 o prazo para realização de obras de melhorias em túmulos nos cemitérios municipais, para o Dia de Finados. É que de 29 de outubro a 1º de novembro, a prefeitura vai preparar os cemitérios Santa Cândida, Boqueirão, Água Verde e São Francisco de Paula (Cemitério Municipal) para a visitação no dia 2 de novembro. A realização de obras particulares nos cemitérios voltará a ser autorizada a partir de 3 de novembro.

"É importante que as pessoas planejem as obras para que fiquem prontas até dia 28", afirma o diretor do Departamento de Serviços Especiais da Secretaria do Meio Ambiente, Walmor Trentini. "Não serão autorizadas obras entre os dias 29 e 1º porque os funcionários que cuidam da manutenção estarão intensificando o trabalho para que tudo fique pronto a tempo", afirma.

Trentini explica que para facilitar os serviços, como de pintura e limpeza dos túmulos, todos os portões dos cemitérios municipais estarão abertos das 7h às 18h entre os dias 15 e 28 de outubro. Os serviços, no entanto, só podem ser feitos entre 7h e 17h. A partir de 3 de novembro, o acesso aos cemitérios volta a ser feito pelo sistema normal – com abertura de alguns portões em dias de semana e de todos os portões nos sábados, domingos e feriados.

A realização de obras de melhorias nos túmulos deve ser solicitada, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, diretamente à administração do cemitério. É cobrada uma taxa, de R$ 10,00 que deve ser paga na rede bancária. A liberação é feita na hora, mediante apresentação do original do título de posse ou concessão e de documento de identidade.