A Prefeitura de Curitiba está contratando mais 386 profissionais da educação. Estão sendo chamados 218 professores para escolas e 168 educadores para atender as crianças de 0 a 5 anos, nos centros municipais de educação infantil (CMEIs) Todos foram aprovados em concurso público e iniciarão as atividades em sala de aula no início do ano letivo de 2008.

A ampliação no quadro de profissionais da educação atende à determinação do prefeito Beto Richa de expandir o atendimento e melhorar o ensino público municipal. "Esta é uma das medidas necessárias para cumprir o importante compromisso assumido com a população de abrir novas vagas em creches e escolas, garantir qualidade no ensino e boas condições de trabalho aos servidores", diz o prefeito Beto Richa.

Os profissionais que estão sendo chamados trabalharão nas novas unidades e ampliações educacionais, que serão inauguradas e ainda substituirão os servidores aposentados. Antes de iniciarem as atividades com os estudantes, todos os 386 contratados participarão de uma capacitação, oferecida pela Prefeitura de Curitiba.

Desde 2005, foram abertas aproximadamente 18 mil novas vagas na educação infantil e no ensino fundamental. A ampliação do atendimento ocorreu com a construção e ampliação de CMEIs e escolas. Neste período, foram contratados, por concurso público, cerca de 5 mil profissionais para a área da educação.

"Aumentar o número de profissionais da área é uma das estratégias adotadas pela administração municipal para garantir a qualidade do ensino municipal e a expansão na oferta de vagas nas escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs)", diz a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet.