A Secretaria Municipal da Educação (SME) fará no próximo dia 19 de agosto (sábado), na Academia Militar do Guatupê, a 3a etapa da 5ª Copa Escolar de Xadrez. A inscrição é gratuita e aberta à participação de alunos de todas as escolas de Curitiba e Região Metropolitana. A expectativa é de reunir aproximadamente 800 jogadores. "A idéia é universalizar a prática desse esporte, antes restrito a uma elite, atraindo crianças de todas as idades para a prática", afirma a coordenadora do programa de xadrez da SME, Fabíola Dalcol.

A competição é organizada e disputada por instituições particulares, municipais e estaduais. A primeira etapa foi no Colégio Anjo da Guarda e a segunda, no Santa Maria. As categorias correspondem às séries do ensino fundamental e médio. Mas a participação também está aberta às pessoas da comunidade. Se o participante estiver ligada a algum estabelecimento de ensino, se é parente de aluno, professor ou ex-aluno, a pontuação conta para escola. "Elas competem em uma categoria à parte", explica Fabíola.

Em Curitiba, 80 das 168 escolas municipais incorporaram o xadrez ao projeto político pedagógico. Isso significa que aproximadamente 15 mil alunos, com idades entre 5 e 10 anos, e que freqüentam da 1a a 4a série do ensino fundamental aprendem o jogo. Além de dar apoio com a compra de material, a SME treina professores para ensinar xadrez, que em algumas escolas é tratado como disciplina regular e, em outras, trabalhado no contra-turno, como clube de xadrez. "Os benefícios do esporte são inúmeros. Os professores relatam que as crianças que o praticam demonstram maior capacidade de concentração, memorização e mais facilidade para aprender matemática", conta Fabíola.

As inscrições estão abertas até 17 de agosto, às 18 horas. Para participar, as escolas podem entrar em contato peloo e-mail: helderlr@gmail.com ou fdalcol@sme.curitiba.pr.gov.br. O número máximo de participantes por escola é de 20 jogadores. A 3a etapa será dividida em seis rodadas, terá início às 8h30 e se estenderá até as 17 horas.