A Prefeitura de Curitiba apresentou, nesta sexta-feira (3) a secretários municipais de Almirante Tamandaré, o projeto Praça das Dolinas, de revitalização e criação de espaço público em área de fragilidade de terrenos no município vizinho.

O projeto, desenvolvido por técnicos da Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos, de Curitiba, prevê melhorias na região de dolinas – depressões em terreno calcário, com a abertura de fendas e fissuras provocadas por água das chuvas, o que torna o solo frágil e impede a construção de edificações. "Este processo pode ser intensificado pela extração sem controle de água do subsolo", explica o geólogo Gil Polidoro.

O secretário de Assuntos Metropolitanos, Rui Hara, destaca que a Praça das Dolinas é mais um passo de integração da região. "Este projeto vem beneficiar mais um município da Região Metropolitana, na área do Cinturão da Boa Vizinhança", afirma. Nesta região, serão desenvolvidos projetos conjuntos nas áreas de educação, abastecimento, saúde e pavimentação, entre outros.

O secretário também afirmou que a Praça das Dolinas consiste na revitalização do trecho formado pelas ruas Benjamin Carlesso, Athaíde de Siqueira e pela avenida Emilio Johnson. Toda esta área, segundo ele, deve ser protegida por faixa não edificável, em decorrência da presença das dolinas e onde também está localizado o leito do rio Pacotuba.

O novo espaço público que será criado no local será dotado de ciclovia, com colocação de bancos de madeira ao longo do seu percurso. Em torno será mantida a mata ciliar formada ao longo do rio.

Como principal atrativo, o projeto apresenta a construção da ponte para pedestres ligando as ruas Athaíde de Siqueira e Benjamim Carlesso. A estrutura principal da ponte é de nove metros de altura, passando por cima de uma região formada por fendas, fissuras, depressões e por ruínas de antigas construções.

A ponte servirá, segundo Rui Hara, de uma referência da paisagem urbana local. "Quem estiver na ponte terá uma visão didática do fenômeno geológico no local. Tudo isso será complementado com painéis explicativos disponibilizados ao longo do percurso revitalizado", garantiu ele.

"A Praça das Dolinas é mais um projeto que está em conformidade com a política do governo do prefeito Beto Richa em apoiar os demais municípios da Região Metropolitana, através da transferência de conhecimentos técnicos em programas e projetos de desenvolvimento urbano", disse Rui Hara.

A secretária municipal do meio ambiente de Almirante Tamandaré, Jocelia Fonsceca, elogiou a proposta da secretaria curitibana. "O projeto Praça das Dolinas está em conformidade com o programa pedagógico que está sendo implantado nas escolas para o desenvolvimento do turismo em Almirante Tamandaré", garantiu a secretária.

O diretor de planejamento e projetos da secretaria municipal de Almirante Tamandaré, Antonio Ricardo Milgioransa, lembrou que as orientações didáticas disponibilizadas no local servirão para conscientizar a população sobre a impossibilidade de novas edificações na área. "As pessoas poderão visualizar as conseqüências causadas nas construções que estão no local e entender porque a naquela área não se pode construir outras edificações", concluiu ele.