A Prefeitura de Curitiba lançou mais uma facilidade para as empresas curitibanas: a emissão pela internet da certidão negativa de tributos municipais. A inovação beneficia as 134 mil empresas cadastradas no município que precisam do documento para comprovar a situação fiscal em casos de licitações, para fazer convênios com instituições públicas e contratos financeiros. "Temos a determinação do prefeito Beto Richa de usar a tecnologia a serviço do cidadão", diz o secretário municipal de Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani.

Para pedir a certidão e acompanhar o andamento do pedido, basta acessar a página da Prefeitura de Curitiba na internet (www.curitiba.pr.gov.br), no menu "serviços" clicar na opção "Cert. Trib. Municipais – PJ". "Esse novo serviço garante mais agilidade para os negócios das empresas curitibanas", afirma o diretor de controle financeiro, Hélcio Pereira de Araújo.

Antes da mudança, o documento era emitido apenas para as empresas que faziam o pedido pessoalmente. Em 2005, foram emitidas 25 mil certidões negativas de débitos tributários municipais, cerca de 75% delas para pessoas jurídicas. Por causa da demanda maior, elas foram priorizadas para esta primeira fase do novo serviço. Dentro de alguns meses a Prefeitura de Curitiba também fornecerá a certidão aos prestadores de serviço autônomos.