A Prefeitura está licitando obras de recuperação e manutenção da infra-estrutura urbana que serão realizadas até o final do ano. Cerca de 50 empresas participam da concorrência. A fase de recebimento das propostas começou terça-feira e encerra-se nesta quinta-feira.

Na semana que vem, a comissão de licitação julga a habilitação técnica das participantes. As propostas de preços serão abertas dentro de dez dias. A estratégia é que as vencedoras comecem a trabalhar assim que se encerrarem as obras do plano emergencial, que começou em janeiro. Assim, os trabalhos de manutenção da cidade serão permanentes, até o final do ano.

Conduzida pela Secretaria do Governo Municipal (SGM), a licitação envolve obras de recuperação e manutenção de pavimento (asfalto, antipó e saibro), recuperação e manutenção de calçadas, limpeza e desobstrução de galerias pluviais, roçada e remoção do mato que invade passeios de pedestres e canteiros.

"Os trabalhos serão executados em toda acidade", explica o secretário de Governo, Ricardo Mac Donald Ghisi. "A concorrência pública permite que todos acompanhem o andamento dos trabalhos, da forma mais transparente possível", disse Ghisi.

Ele afirmou, ainda, que com esse procedimento a Prefeitura inicia um novo relacionamento com as cerca de 80 prestadoras de serviço. "Vamos cobrar qualidade para que a população disponha dos melhores serviços", afirmou. A comissão de licitação reúne-se novamente em março para lançar novas concorrências. O objetivo é garantir a manutenção contínua da infra-estrutura urbana.

Emergência

Em janeiro, o prefeito Beto Richa lançou o plano emergencial para recuperar as ruas da cidade que se encontravam em estado precário em função da falta de manutenção. No primeiro mês, o plano significou a recuperação de cerca de 320 quilômetros de ruas. O plano emergencial exigiu investimento imediato de R$ 3 milhões na recuperação da malha viária que estava sem manutenção desde outubro do ano passado. São obras e serviços de tapa-buracos, ensaibramento, desobstrução de galerias, limpeza de valas e canais, roçada e recuperação de calçadas.