Todos os dias, exceto aos domingos, a Prefeitura recolhe lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias, toner, remédios vencidos, cartuchos de tinta e embalagens de inseticidas em um dos 24 terminais de ônibus da cidade.

O calendário completo da coleta de 2005 está disponível no site da Prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br) e em pontos estratégicos da cidade, como Ruas da Cidadania, shoppings, supermercados, unidades de saúde e condomínios residenciais. Quem quiser mais informações pode ligar para o Departamento de Limpeza Pública (338-8399).

O calendário deste ano, que entrou em vigor em janeiro, indica o dia do mês e o horário dos caminhões de coleta nos 24 terminais de ônibus, à espera dos resíduos. O caminhão permanece nos terminais das 7h às 15h.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente alerta a população para os cuidados com a destinação do lixo tóxico. É importante que o material não fique acumulado por muito tempo dentro de casa e que seja embalado adequadamente antes da entrega.

O material coletado é encaminhado para a Central de Tratamento de Resíduos Industriais (CTRI), licenciada para exercer a atividade. O tratamento dado ao lixo é específico de acordo com o tipo de produto.