O presidente Luiz Inácio Luiz da Silva anunciou, nesta segunda-feira, a criação da Secretaria de Comércio e Serviços, órgão que será vinculado do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O anúncio foi feito durante palestra na abertura da 39ª Convenção Nacional de Supermercados, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Segundo o presidente, "à secretaria caberá a responsabilidade expressa de formular e implementar políticas públicas para o setor, ampliando assim a capacidade de resposta do governo". Lula afirmou que, ao criar a secretaria, atende a um pedido de empresários do setor, feito durante a convenção anterior, no ano passado.

Após falar na cerimônia inicial da convenção, o presidente participou da abertura da 35ª Feira internacional de Produtos, Serviços Equipamentos e Tecnologia para Supermercados, no mesmo local. Ele deverá voltar a Brasília no início desta tarde.

O ministro Luiz Fernando Furlan e a primeira-dama, Mariza Letícia, além dos ministros Roberto Rodrigues, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Márcio Fortes, das Cidades, Marina Silva, do Meio Ambiente, e José Fritsch, da Aqüicultura e Pesca, acompanham o presidente em São Paulo.