A área de Mercado de Capitais do BancoNacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realizou, no anopassado, 40 operações de investimento e 46 operações de desinvestimento[venda de participações]. A informação foi dada pelo diretor da área, Eduardo Rath Fingerl. Segundo Fingerl, "levantando investimento e desinvestimento, o ‘grosso’ da carteira foi mais de R$ 10 bilhões.

Obanco foi bastante ativo na área de mercados" em 2006, afirmou DemianFiocca, presidente da instituição. Eu diria que ele aproveitou, por umlado, os momentos bons que o mercado acionário teve no país para algunsinvestimentos, ele contribuiu com o desenvolvimento do mercado, aoapoiar empresas que foram pela primeira vez ao mercado [Bolsa de Valores] nas suas operações e também investiu em empresas e fundos, disse Fiocca.

Entreas empresas apoiadas pelo BNDES, o diretor da área de Mercado deCapitais citou a Lupatech, que produz peças industriais complexas e degrande dimensão pelos processos de fundição de precisão, injeção de açoe cerâmica. Os principais produtos da empresa são peças microfundidas,válvulas e equipamentos para automação, movimentação e controle defluidos, principalmente, para os setores de petróleo e gás. O grupopossui três divisões no município gaúcho de Caxias do Sul.

Tambémem 2006, por intermédio da subsidiária Bndespar, o banco realizou aintegralização na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) de 600 mildebêntures simples, com valor nominal de R$ 600 milhões e vencimento emjaneiro de 2012. A oferta superou em 20% a meta inicial, de 500mil debêntures, devido elevada demanda de investidores de varejo(pessoas físicas) e institucionais, que atingiu 1,8 milhão dedebêntures.