O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, desembarcou em Caracas neste sábado (13) para reunir-se com seu colega Hugo Chávez e firmar acordos de cooperação antes de partir para a Nicarágua, no domingo. Na segunda-feira, Ahmadinejad vai seguir para o Equador para a posse do presidente eleito, Rafael Correa, segundo confirmação feita na sexta-feira por Chávez, que também assistirá a cerimônia.

Ahmadinejad foi recebido no aeroporto de Caracas pelo vice-presidente da Venezuela, Jorge Rodríguez, o chanceler Nicolás Maduro e alguns ministros do Gabinete de Chávez. A agência iraniana de notícias Irna informou que a agenda da visita previa um encontro entre os dois presidentes com os membros da delegação iraniano mantendo encontros de negócios com seus colegas venezuelanos.

Esta é a segunda visita de Ahmadinejad a Venezuela. Em meados de setembro de 2006, ele permaneceu três dias e assinou 29 documentos e memorandos de entendimento e visitou a faixa de petróleo do Orinoco, a maior reserva da Venezuela. Na ocasião, os dois presidentes deram início a uma operação de exploração conjunta, Venezuela-Irã, de parte dos recursos do campo.