Um túnel de quase 10 metros de extensão  ligando uma cela ao muro externo da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP1) foi descoberto por agentes penitenciários nesta quinta-feira (19). Para isso, a equipe de segurança localizou resíduos de terra no esgoto da sexta galeria da unidade e decidiu verificar a situação.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, os detentos foram alojados em outras celas para a realização dos devidos reparos. Além disso, os responsáveis foram isolados e responderão pela tentativa de fuga no Conselho Disciplinar da unidade prisional e por dano ao patrimônio público perante a Delegacia de Piraquara.

“A descoberta deste túnel pelos agentes penitenciários da PEP1 frustrou os planos dos detentos de uma fuga. Nossos agentes estão atentos e a segurança nas unidades prisionais de todo o Estado foi reforçada. É mais uma medida preventiva tomada com êxito”, avaliou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita.

fuga-pep2

 

Fuga

No domingo (15), a PEP1 também foi alvo de uma ação arquitetada por criminosos para explodir a muralha da penitenciária. Vinte e oito presos fugiram e a intervenção da Polícia Militar e dos agentes penitenciários da equipe do Setor de Operações Especiais (SOE), do Departamento Penitenciário (Depen), impediu uma fuga em massa. Dos foragidos, cinco morreram em confronto com a polícia e um detento foi recapturado.