A Força Nacional de Segurança começa a chegar neste sábado (13) noite ao Rio de Janeiro. Cerca de 400 homens que estão recebendo as últimas orientações na Academia Nacional de Polícia, em Brasília para atuar em ações de contenção da criminalidade no estado.

O secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, confirmou que o primeiro grupo viaja em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que desembarca na Base Aérea do Galeão ainda na noite de hoje. De acordo com o secretário, o segundo grupo seguirá por terra.

"Os policiais vão atuar no patrulhamento e em serviços de inteligência nas divisas do Rio de Janeiro com São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais. Ao todo, serão 19 pontos da Operação Divisa Segura", informou o secretário.

Ele disse que a data em que a tropa começará a atuar ainda será definida com o governador do estado, Sérgio Cabral, na segunda ou na terça-feira (15 ou 16) próximas.

A Força Nacional de Segurança só iria atuar no Rio de Janeiro durante os Jogos Pan-Americanos, de 13 a 29 de julho deste ano, mas a vinda da tropa foi antecipada devido s ações violentas registradas na última semana do ano na cidade. Nesse período, morreram 19 pessoas vítimas de ataques criminosos a delegacias e cabines de polícia e de incêndios de ônibus. Somente em um ônibus incendiado, sete pessoas morreram carbonizadas.