A Secretaria de Estado da Justiça (Seju), através da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná (Procon-PR) assina convênio amanhã com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para divulgar a cultura do medicamento genérico.

Segundo o coordenador estadual do Procon-PR, Algaci Túlio, o órgão vai ficar responsável pela fiscalização da utilização dos genéricos. ?Vamos fazer um trabalho bem amplo sobre os genéricos. Além de pesquisas de preços, localização, etc, também iremos distribuir material educativo e fazer abordagens divulgando o genérico?, explicou Túlio.

No Brasil, os medicamentos genéricos existem desde 1999. Todavia, segundo Túlio, muitas pessoas ainda não sabem da sua existência e acabam comprando os remédios com marca e pagando bem mais caro. ?Vamos fiscalizar os estoques e os preços. Nossa idéia é popularizar os genéricos, principalmente as classes mais baixas tem que saber que ele existe e deve ser utilizado?, afirmou, destacando que a Anvisa já fez convênios semelhantes com Procons de outros Estados (leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná).