O professor Marcelo Miná , Doutor em Desenvolvimento e Agricultura,  lança  hoje, dia 7  de março , o Glossário de Termos Utilizados em Desenvolvimento Rural – a primeira publicação do gênero no país. Desenvolvido em parceria com o Instituto Souza Cruz, O Glossário reúne os termos e expressões mais usados quando o assunto é desenvolvimento rural brasileiro.

Os exemplares serão distribuídos gratuitamente pelo Instituto Souza Cruz a instituições, organizações não-governamentais e entidades envolvidas na temática do desenvolvimento sustentável do meio rural no país. O lançamento acontece durante a inauguração da exposição de fotografia itinerante Terra e Juventude em Irati, no centro-sul paranaense.

O Glossário apresenta cerca de 300 verbetes explicados e interpretados por autores nacionais e internacionais. ?A idéia é que a obra sirva não só como fonte de consulta, mas também como guia de bibliografia. Assim, cada verbete,  comentado por um ou mais autores, traz também a referência daquela citação?, explica Miná, acrescentando que o  objetivo do trabalho não  é fazer uma listagem exaustiva e completa dos vocábulos, expressões, temas ou assuntos do campo, mas sim  de ser um ponto de partida para o maior entendimento do meio rural.

?À medida que avançamos, nos deparamos com uma crescente diversidade de conceitos e interpretações que nos colocam a necessidade de construir sistematizações que nos ajudem a elaborar nossas próprias interpretações sobre os objetos ou realidades que estudamos. É interessante perceber esse glossário como uma obra inacabada, em construção permanente, sujeita a acréscimos e aprimoramentos sugeridos pela leitura?, explica ele.

O especialista destaca ainda que o leitor encontrará um glossário bem diversificado, já que a única preocupação na hora de selecionar os verbetes foi a de tratar de temas importantes para a realidade nacional. ?Este não é um glossário de agronomia. Não serão encontrados apenas termos técnicos. Antes de tudo é uma publicação com abordagem de ciências sociais, que auxilia ao esclarecer termos caros à questão da terra no país, como a agricultura familiar e a reforma agrária?, conclui Marcelo.

Marcelo Miná é professor adjunto do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (RJ), formando em Agronomia (UFPB), com mestrado em Extensão Rural (UFSM) e doutorado na área de Desenvolvimento e Agricultura pelo CPDA/UFRRJ. Trabalhou também em diversas consultorias para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e para o Ministério do Desenvolvimento Agrário.