Para combater a incidência das drogas entre os adolescentes da rede pública de ensino, a Secretaria de Estado da Educação está implantando o Programa de Prevenção e Promoção da Vida para orientar os alunos das escolas estaduais sobre o assunto. O objetivo do Programa é implementar, até 2005, ações de prevenção no projeto pedagógico da rede de ensino público estadual, e capacitar a equipe pedagógica dos Núcleos Regionais de Ensino (NREs) com temas específicos de promoção da vida e prevenção ao uso de drogas.

De acordo o Secretário de Estado da Educação, Mauricio Requião, o compromisso da Secretaria ao realizar o Programa de Prevenção das drogas e Promoção da vida é o de garantir a construção e a socialização do saber com qualidade e o exercício da cidadania. “Planejamos assegurar o acesso, a permanência, o sucesso e o bem-estar do estudante na escola, com a certeza de estar realizando um processo pedagógico que conscientize o aluno sobre o mal das drogas, resgate os valores positivos do ambiente escolar e a auto-estima”, considerou o Secretário.

Segundo uma das responsáveis pelo Programa, Célia Folador Mewes, da Coordenação de Atividades Complementares da Educação, a intenção da Secretaria é disponibilizar, até 2006, materiais didáticos informativos produzidos ou indicados pela Secretaria para todas as escolas estaduais. “A linguagem dos materiais será adequada à cada faixa etária”, salientou.

As diretrizes do Programa, que nasceu das próprias reivindicações da comunidade escolar, foram elaboradas em conjunto com a Secretaria, os Núcleos, os professores e diretores das escolas.

De acordo com Célia, foi criado o slogan “Prevenção passa por aqui” e uma logomarca como tema da Campanha. “A logomarca do Programa ressalta os valores, as emoções, a afetividade, o olhar, o ouvir, as idéias e as ações”, detalhou