O programa de Inclusão Digital, desenvolvido pela Secretaria de Assuntos Metropolitanos de Curitiba e Associação de Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), já está em andamento. No final de agosto, sete municípios do Vale do Ribeira, região com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH), receberam os equipamentos de informática, base do programa. "O objetivo é contribuir para melhorar os indicadores sociais da região, uma das mais pobres do sul do país", explica o secretário de Assuntos Metropolitanos e diretor executivo da Assomec, Rui Hara.

Os equipamentos, comprados com US$ 94 mil doados pelo Governo do Japão, estão sendo instalados em salas comunitárias de informática nos municípios de Adrianópolis, Tunas do Paraná, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulisses, Itaperuçu e Rio Branco do Sul, que somam 100 mil habitantes. Os espaços vão oferecer aulas de informática, classes de alfabetização de jovens e adultos e cursos profissionalizantes.

Neste mês, será feito o treinamento dos monitores que vão atender a população a partir de outubro. "No Vale do Ribeira, a taxa média de analfabetismo é de 22%, enquanto na Região Metropolitana está na faixa de 8%. Os computadores vão servir como ferramenta para diminuir este problema", afirma Hara.

Outros indicadores mostram porque o Vale do Ribeira foi escolhido para receber o programa. Ali, 25% da população vivem abaixo da linha de pobreza. Na RMC, o índice é de 7,8%. Somados, os sete municípios da região respondem por apenas 2,29% do PIB metropolitano.

"Ações como esta ajudam a promover o desenvolvimento econômico e social em toda a região metropolitana, um dos objetivos da administração Beto Richa", diz o secretário.

Além de buscar a parceria do governo japonês, a Secretaria de Assuntos Metropolitanos também intermediou o contato entre os municípios e a Rede Solidária, projeto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que oferece, via internet, programas de educação, geração de renda, assistência e orientação a comunidades carentes em diversas áreas, como saúde, agricultura e meio ambiente.