A primeira remessa de computadores comprados para o programa Paraná Digital da Secretaria de Estado da Educação, chegaram, nesta quarta-feira.

São 150 computadores de um total de 12.037 adquiridos para a criação de laboratórios de informática em todas as escolas da rede estadual, que foram adquiridos por meio de licitação internacional através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com recursos do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), em junho deste ano.

Segundo o coordenador do programa Jeferson Schreiber, esta primeira remessa é de caráter emergencial. ?Os 150 computadores serão destinados a algumas escolas que estão sem computadores na área administrativa, para a própria secretaria ? substituindo alguns computadores locados ? e para o Centro Tecnológico do Paraná (Cetepar)?, conta.

De acordo com ele, o restante dos computadores serão entregues à secretaria em sete remessas, ficando a última para março de 2006. ?Até julho do próximo ano, todas as 2.097 escolas da rede já estarão cada uma com o laboratório montado e ligados entre si, por meio da Copel Telecom, com internet banda larga?, garante.

Tecnologia

Os laboratórios contarão com a tecnologia multiterminal, desenvolvida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), permitindo que cada computador ligue-se conjuntamente a quatro monitores, teclados e mouses. Isso significa que cada computador se desdobra em quatro terminais de trabalho independentes.

De acordo com Jeferson, na próxima semana chegarão os 16 servidores ? computadores de alta capacidade ? que formarão o núcleo de administração central da rede, por onde todos os computadores das escolas serão administrados.