O Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) recebeu 50 toneladas de alimentos do Grupo Sonae, na manhã desta quinta-feira. Esta é a primeira de uma série de doações, conforme convênio firmado, em agosto deste ano, entre Governo do Estado, Provopar e o grupo português. A empresa vai doar, mensalmente, 50 toneladas de alimentos da cesta básica, totalizando 600 toneladas em um ano.

A presidente do Provopar, Lúcia Arruda, explicou que 10 toneladas serão repassadas para instituições da Região Metropolitana de Curitiba e o restante vai para municípios com de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a começar pelo Vale do Ribeira. “O IDH de lá é o menor do Estado. Existem outras regiões também com o índice baixo, mas vamos começar por lá, pela situação de emergência em que vivem seus habitantes”, explica Lúcia.

Para o diretor regional do Grupo Sonae, Mário Pereira, o Provopar é uma instituição que trabalha com seriedade para beneficiar a comunidade carente do Estado. “Nós já fizemos várias parcerias com o Provopar. Temos lojas em várias partes do Estado e entendemos que temos responsabilidade sociail”.

O Sonae também foi parceiro do Provopar na Campanha do Agasalho deste ano. Em agosto, a empresa entregou 20 toneladas de agasalhos que foram arrecadados nos supermercados Big e Mercadorama, pertencentes ao grupo. Pereira explica que a doação de 50 toneladas de alimentos deve alimentar, em média, 2.500 famílias, com quatro ou cinco pessoas. “É necessário que todas as empresas façam um esforço, na sua possibilidade, para fazer o mesmo. Cada um deve fazer o que pode para melhorar a sociedade”, diz.