A Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) está concluindo 188,166 km de readequação e abertura de estradas rurais, além de mais 116 km em andamento, em diversas comunidades do Estado. Essas obras vão beneficiar milhares de famílias que passaram a contar com serviço de transporte escolar, ambulância, escoamento de safras e outros benefícios os quais antes não podiam ser realizados pela ausência de uma via de acesso.

Este trabalho que tem contribuído com o crescimento sócio-econômico de várias regiões é realizado pela equipe de técnicos do setor de mecanização da empresa vinculada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, que mantém seis unidades operacionais no interior do Estado, prestando serviços à população paranaense.

A readequação de estradas rurais ganhou novo impulso graças ao convênio existente entre a Secretaria da Agricultura, Programa Paraná 12/Meses e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), totalizando 403km de readequação de estradas no Estado.

Auxílio ao campo – Para o diretor-técnico Operacional da Codapar, Davi Pinezi, a melhora da malha viária das estradas que ligam comunidades rurais às cidades exercem um importante papel no apoio à infra-estrutura do campo, proporcionando desde a entrada de insumos básicos nas propriedades de pequenos e médios agricultores, até o escoamento final da produção às agroindústrias e o abastecimento dos centros urbanos. Este fator melhorou a qualidade de vida no meio rural e deu sustentabilidade às pequenas propriedades.

Ele lembra ainda que estes novos acessos possibilitam a prática do turismo rural e ecológico e o fortalecimento da agroindústria familiar, que nos últimos anos apresentou um crescimento notável no Paraná.

Entre os trabalhos concluídos pelo setor de mecanização, destacam-se os 13,107 km de estradas abertas na região de Cornélio Procópio, que atingiu as comunidades da Fazenda Santa Rita – Odorizi, sede do Rancho da Lagoa, Estrada Perissé ? Itamar Mensato e outras nove propriedades rurais, levando melhoria da qualidade de vida e promovendo a integração destas comunidades.