Os contribuintes que iriam receber sua restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) na segunda-feira terão de esperar mais um pouco, possivelmente até quarta-feira. A Secretaria da Receita Federal informou há pouco que suspendeu o pagamento, devido a erro do Serviço de Processamento de Dados (Serpro). "A Secretaria da Receita Federal lamenta o ocorrido e está fazendo todos os esforços junto à empresa prestadora de serviços de processamento para a correção do erro ainda neste fim de semana", diz nota divulgada há pouco.

De um total de 116.381 restituições que seriam pagas, foram detectados erros em 4.000. Por isso, o pagamento de todo o lote foi suspenso e reprocessado. A Receita informou que as restituições serão pagas no máximo até a próxima quarta-feira, quando os bancos já terão recebido a listagem correta.

A lista com os contribuintes incluídos no lote suspenso – disponível para consulta no site www.receita.fazenda.gov.br e no telefone 0300-78-0300 – também está sendo corrigida. A lista correta será divulgada até a quarta-feira, segundo a Receita.

Esse seria o primeiro lote residual das restituições referentes ao IRPF 2006. São contribuintes que haviam caído na malha fina, mas já tiveram as declarações liberadas. (Lu Aiko Otta).