A Receita Federal do Brasil recebeu até a manhã desta sexta-feira 4,6 milhões de declarações de isentos do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). São isentos do IR pessoas com renda anual de até R$ 12.692. A quantidade de declarações recebidas desde o dia 1.º de setembro foi 13% superior à verificada no mesmo período do ano passado.

A internet tem sido o meio preferido para a entrega, registrando 2,7 milhões de declarações. As lotéricas aparecem no segundo lugar em preferência, com 1,7 milhão. A expectativa da Receita é de que 60 milhões de pessoas se declarem isentas do Imposto de Renda neste ano. Em 2004, foram 58 milhões.

A declaração de isento é obrigatória. Quem passar um ano sem fazer pode ter seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) suspenso. Se não fizer a declaração por dois anos, terá o CPF cancelado. Além do envio pela internet (www.receita.fazenda.gov.br) e da entrega do formulário nas lotéricas, a declaração pode ser feita nas agências dos Correios, no Banco do Brasil e nos correspondentes bancários Caixa Aqui e Banco Popular do Brasil. O prazo de entrega acaba em 30 de novembro.