Marinho diz que uma nova política de recuperação do salário mínimo pode ser implantada em 2007

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse que a política de recuperação do valor do salário mínimo pode entrar em vigor em 2007. "Talvez consigamos criar as condições para o mínimo de 2007 entrar nesse sistema da política de longo prazo".

Foi criada uma comissão formada por governo, empregadores, trabalhadores e aposentados para estudar a política de valorização do mínimo a longo prazo. Segundo o ministro, a proposta da comissão não deve ficar pronta este ano.

"A comissão quadripartite tem o objetivo de estudar o salário mínimo e transformar numa política de Estado. Independente de qual seja o governo, a partir dos indicadores econômicos de desenvolvimento e de crescimento da economia brasileira, você possa determinar o aumento real do salário mínimo", explicou.

Marinho disse que este ano vai trabalhar para que o novo valor do salário mínimo "seja o maior que couber no Orçamento da União". "Nós definiremos isso em dezembro porque fecharemos o Orçamento, negociando com o Congresso Nacional, com os vários atores sociais – governos estaduais, municípios, movimento sindical".