O reforço no policiamento em Maringá, Noroeste do Estado, já apresenta resultados positivos para os moradores da cidade. Segundo a Polícia Militar, entre os dias 2 e 7 de maio, foram registrados 45 furtos na cidade. Entre o dia 9, data do início da operação, e o dia 14, a polícia registrou 26 furtos, o que representa queda de 40 % nesta ocorrência. ?O aumento do policiamento na cidade fez com que a criminalidade diminuísse?, afirmou o comandante interino do 4.º Batalhão da PM de Maringá, major Adílson Castilho Casitas.

A polícia iniciou a operação na cidade com equipes das polícias Civil e Militar realizando barreiras, blitze e vistorias em veículos e pessoas. ?As equipes estão trabalhando com base nas análises do geoprocessamento. O trabalho de inteligência é fundamental para o sucesso das ações?, disse Castilho.

De acordo com a polícia, 22 pessoas foram presas durante a operação. A maioria das prisões aconteceu por porte ilegal de arma. ?É importante que as pessoas não se sintam constrangidas quando são revistadas. Só assim poderemos encontrar pessoas armadas e traficantes de drogas?, disse o major.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, 147 policiais estão reforçando a segurança na cidade. Entre eles, estão 24 policiais civis e 123 policiais militares. A operação conta com o auxílio de 33 viaturas e dez motocicletas. A operação já abordou 7.070 pessoas e mais de 2.400 veículos desde o dia 9. Mais de oito quilos de drogas foram apreendidos durante a operação.