O governador Roberto Requião e o vice, Orlando Pesssuti, participaram, na noite de sexta-feira, da formatura da Turma Sesquicentenário do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar do Paraná. Também estiveram presentes o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel David Antônio Pancotti, o reitor da Universidade Federal do Paraná, Carlos Augusto Moreira Júnior, e o chefe da Casa Militar, major Anselmo José de Oliveira.

Durante a solenidade, o governador lembrou a necessidade do aperfeiçoamento dos policiais militares e também da integração da corporação com a comunidade. "Temos a melhor Polícia Militar do país e a integração com a comunidade é o caminho para o aperfeiçoamento e a humanização da corporação. No Paraná, mais do que em qualquer outro Estado, polícia é povo e esperança", disse.

De acordo com o coronel Pancotti, o curso de nível de pós-graduação foi moldado para que os oficiais pudessem se adequar à mudança de filosofia de trabalho que vem ocorrendo na Polícia Militar nos últimos anos. "O foco principal foi trabalhar as atividades dentro da filosofia de policiamento comunitário. Esta evolução é importante para que a PM paranaense esteja sempre buscando prestar um serviço de qualidade e próxima das necessidades da comunidade", disse.

Já reitor da Universidade Federal do Paraná afirmou que o curso de aperfeiçoamento de oficiais é um dos orgulhos da instituição de ensino. "A universidade e a polícia militar são agentes de transformação da sociedade. E o nosso corpo docente tem orgulho de ter ajudo os oficiais a abrirem novos horizontes em suas vidas e em suas careiras", afirmou.

Curso

O curso foi realizado na Academia Policial Militar do Guatupê, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, e contou a participação de 33 oficiais-alunos, dentre os quais uma capitã e três capitães do quadro do Corpo de Bombeiros. Os demais são do quadro da Polícia Militar. O curso, de 750 horas/aula, aconteceu entre 28 de junho e 10 de dezembro Com a conclusão, os oficiais estão aptos a exercer atividades de comando na Polícia Militar.

Além das disciplinas típicas de Polícia Militar, foram ministradas aulas de Direitos Humanos, Direito Administrativo, Planejamento Estratégico, Planejamento e Controle Financeiro e Orçamentário e Administração de Qualidade, dentre outras. O primeiro colocado do curso foi o capitão Waldyr Tedeschi. A capitão Aldilene de Paula Dias Rocha ficou em segundo lugar e o capitão Wanderley Rothenburg foi o terceiro colocado.