O governador Roberto Requião participou nesta segunda-feira (14) em João Pessoa (PB), junto governadores da Paraíba e Pernambuco, do lançamento do programa Nordeste Rodando Limpo, cujas metas são combater a dengue e promover a inclusão social. "Meu papel aqui é trazer o testemunho do Governo do Paraná sobre o sucesso deste programa. Quando assumi tínhamos 10 mil casos de dengue e, no ano passado, graças a implantação do programa, que contou com nosso total apoio, registramos apenas 55 casos", afirmou Requião.

O programa, criado pelo presidente da empresa paranaense BS Colway, Francisco Simeão, recolheu no Paraná mais de 8 milhões de pneus-lixo, que foram transformados em gás e óleo combustível na usina de xisto da Petrobrás, em São Mateus do Sul. Com isso, o Estado, além de se livrar do problema ambiental, reduziu em 99,7% os casos de dengue, eliminando pneus com água que podem abrigar o mosquito transmissor da doença.

O governador Roberto Requião e o secretário da Saúde do Paraná Cláudio Xavier estão na Paraíba esclarecendo como essa experiência, já recomendada pela ONU na Rio +10, em Johanesburgo, pode servir para a promoção humana, que é um dos pilares do compromisso das empresas com desenvolvimento sustentável, dentro da Agenda 21. O Nordeste Rodando Limpo, com tecnologia social aplicada à saúde, ao ambiente e à promoção dos catadores, será oferecida a nove Estados nordestinos, sempre a custo zero para os cofres públicos.