O vice-prefeito Luciano Ducci participou neste sábado (06), no Parque dos Tropeiros, da abertura das provas do 14º Rodeio Crioulo. Organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, o rodeio deve atrair, em dois dias, cerca de 13 mil pessoas.

Este é o primeiro evento realizado no parque após a total revitalização do espaço feita pela Prefeitura. "É mais uma promessa cumprida pelo prefeito Beto Richa", ressaltou Ducci, lembrando que na campanha para a Prefeitura, Richa se comprometeu a recuperar o parque, que estava degradado, e oferecer toda a infra-estrutura para este evento.

Nos últimos meses, o Parque dos Tropeiros passou por uma reforma completa. As obras incluíram a construção de cabines, passarela de acesso ao brete – ponto de largada e chegada em competições – e a adequação das dimensões da arena de apresentações. A revitalização foi uma ação conjunta das secretarias municipais de Governo, Obras e Meio Ambiente e da Administração Regional CIC.

O vice-prefeito aproveitou para anunciar que a Prefeitura vai ampliar a parceria com o MTG, buscando viabilizar novos eventos no local. "Vamos trabalhar para que no ano que vem se realize aqui no Parque dos Tropeiros o 1º Rodeio de Curitiba", afirmou.

Para o coordenador da 1ª Região Tradicionalista Gaúcha do Paraná, que engloba Curitiba e Região Metropolitana, José Roberto Schulchaski, a revitalização do Parque dos Tropeiros era uma obra bastante esperada pela comunidade. "Trata-se do cumprimento de uma promessa do prefeito. O MTG se coloca à disposição para atuar em parceria com a Prefeitura pelo desenvolvimento de Curitiba", disse.

Também o superintendente da Secretaria do Governo Municipal, Luiz Malucelli Neto, acompanhado do administrador regional da CIC, José Dirceu de Matos, destacou o significado da obra. "O prefeito Beto Richa disse que administraria a cidade junto da comunidade. Com a revitalização deste parque, que tem tão grande importância para a população, ele cumpre o que afirmou", disse.

Estiveram presentes na abertura também deputados, vereadores e o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná, Herton René Bittencourt.

Provas

Mais de 2 mil peões (homens) e prendas (mulheres), a partir de 4 anos de idade, vão participar das provas campeiras de laço, rédea, chasque e gineteada e de apresentações artísticas nos dois dias do Rodeio Crioulo.

Neste sábado, foram realizadas as provas de laço, com a participação de 900 animais, e as apresentações artísticas de canção, declamação, gaita e dança chula.

No domingo serão disputadas as outras provas campeiras e haverá danças folclóricas com a participação de 12 grupos.