Com o objetivo de promover a exportação de móveis das empresas de Arapongas e região, no Paraná, o Arranjo Produtivo Local (APL) de Móveis da cidade realiza, nesta quarta (31), a partir das 14 horas, e também na quinta (1º) e sexta-feira (2), Rodada Internacional de Negócios, que irá contar com a presença de 12 importadores da Rússia, Trinidad e Tobago, Reino Unido, Colômbia Chile, Argentina, Angola, Holanda, Israel, Canadá e Turquia. O evento será realizado no auditório do Pavilhão Expoara e contará com a presença de 29 indústrias fabricantes de móveis da região, que também vão expor alguns de seus produtos no local.

A iniciativa é uma parceria do APL de Móveis com o Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex-Brasil), por meio do Programa Brasileiro de Incentivo às Exportações de Móveis (Promóvel), e Sebrae no Paraná, que realizou a prospecção dos importadores e irá coordenar a realização dos negócios.

Durante os três dias da Rodada serão promovidos 348 encontros entre os participantes, nos quais os empresários terão a oportunidade de obter informações sobre os mercados e fechar negócios com países que não estão entre os maiores importadores dos móveis brasileiros.

?O objetivo da Rodada é identificar países diferentes para expandir a atuação das empresas e aumentar a abrangência dos contatos. Os empresários terão a oportunidade de conhecer qual o perfil e exigências de cada mercado e também os importadores podem levar para os seus países informações que podem atrair compradores futuros?, avalia Sérgio Ozório, gerente regional do Sebrae no Paraná

Segundo ele o mercado externo tem se mostrado uma alternativa para as empresas e pode contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento até mesmo da atuação no mercado interno. Após a Rodada Internacional de Negócios, o Sebrae vai oferecer uma consultoria de dez horas para cada empresa exportadora, abordando desde o material de divulgação adequado até o estabelecimento de preços e orientações sobre a logística de exportação, com o objetivo de auxiliar a expansão comercial.