Em pouco mais de dois meses a Diretran instalou 20 mil metros quadrados de pintura (sinalização horizontal) e colocou cerca de 200 novas placas (sinalização vertical) em diferentes pontos da cidade. A implantação faz parte de um grande pacote de sinalizações que começou a ser implantado em setembro. A sinalização nova atende as exigências do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Calculada em R$ 4 milhões a nova sinalização da cidade será paga com recursos das multas de trânsito.

A sinalização horizontal e vertical está sendo adequada à resolução número 160 de 11 de junho de 2004, do Conselho Nacional, que substituiu o anexo II do Código de Trânsito Brasileiro. A pintura amarela, por exemplo, usada para indicar o estacionamento de motocicletas, ambulâncias, táxis, veículos de aluguel e áreas reservadas aos veículos oficiais, está sendo substituída pela cor branca.

As placas de regulamentação, que atualmente têm a cor azul, também estão sendo substituídas pelo novo modelo, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito – com o fundo branco. As cerca de mil placas de regulamentação existentes na cidade deverão ser substituídas até o dia 30 de junho de 2006, conforme estabelece a resolução.

“A nova sinalização exige atenção dos motoristas que, antes de estacionar o veículo, não devem observar apenas a pintura na rua, mas também as placas para saber se é permitido o estacionamento”, alerta a gerente de engenharia da Diretran, Rosângela Battistella.

Ao todo serão implantados 65 mil metros quadrados de pintura (sinalização horizontal), 3.430 novas placas baixas e 161 semi-pórticos, placas altas que indicam os bairros, equipamentos urbanos, saídas da cidade e pontos turísticos. Na área central, cerca de 100 cruzamentos terão reforçada a pintura da faixa de pedestres. Além das faixas para pedestres, que estão sendo implantadas na área central da cidade, vias importantes estão recebendo faixas de balizamento, que orientam o motorista e garantem mais segurança no trânsito.

Cerca de 200 estabelecimentos de ensino de Curitiba receberão sinalização nova. Nos cruzamentos localizados próximo a escolas serão implantados 620 protetores, que obrigam o pedestre a atravessar a rua utilizando a faixa adequada, garantindo mais segurança aos estudantes na entrada e saída das aulas.