A Primavera começa nesta quinta-feira, 22 de setembro, mas a grande festa para celebrar a chegada da estação das flores acontece sábado (24), no Passeio Público, das 10 às 17 horas. Haverá atividades de lazer, cultura e muita informação. Além de marcar o início da Primavera a festa também integra as comemorações da Semana Nacional do Trânsito em Curitiba.

De forma descontraída e divertida os visitantes poderão refletir sobre assuntos relacionados com biodiversidade e biossegurança, temas do evento internacional da ONU que será realizado em Curitiba, em março de 2006.

A Festa do Passeio Público terá 15 barracas ofertando aos cidadãos orientações sobre o aproveitamento de alimentos e uso da soja na alimentação. Quem quiser pode levar para casa receitas saudáveis e nutritivas. Além disso, sábado é dia de Feira de Produtos Orgânicos no Passeio e os visitantes já podem aproveitar para levar para casa hortaliças e frutas cultivadas sem uso de agrotóxicos.

A Fundação de Ação Social vai garantir a emissão da segunda via da certidão de casamento, nascimento e óbito e vai dar orientações à população sobre a elaboração correta de currículo, para quem está procurando trabalho e quer se apresentar adequadamente.

As atividades da educação ambiental e a exposição de animais taxidermizados (empalhados), a maioria ameaçada de extinção, vão garantir informações importantes sobre a preservação do meio ambiente. Orientações sobre o combate à dengue, a importância da desratização e a posse responsável de animais também serão fornecidas pelos técnicos da área da saúde. Além das atividades da Festa da Primavera, os visitantes poderão ver de perto os animais em exposição no Passeio Público, que foi o primeiro zoológico de Curitiba.

No palco montado para a festa, próximo ao módulo policial, terá apresentações de grupos de dança, folclóricos e musicais o dia todo. A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura vai levar camas elásticas, tabuleiros com jogos gigantes, maquiagem, pernas de pau, arremesso e atividades com blocos lógicos para as crianças que poderão participar das atividades junto com seus pais.

Teatro de fantoches, exposição de veículos, motos, uniformes e fotos da Guarda Municipal, exposição de bicicletas antigas, além de uma barraca com atividades específicas sobre a Semana Nacional do Trânsito estarão entre as atividades. O evento do Passeio Público terá também o apoio do Batalhão de Polícia de Trânsito, Polícia Florestal, Polícia de Choque, Siate/Samu, Polícia Rodoviária Estadual e Diretran.