Foto: Domingos SalernoCerto que a inspiração dos chefes de cozinha está lá em cima. Alguns deles se esmeraram para conceber cardápios especiais para a noite da próxima quinta feira, marcando pelo paladar uma inesquecível comemoração do Dia dos Namorados. Algumas opções estão expostas aqui ao lado, na coluna Acepipes.

Mas, cá entre nós, não há nada mais significativo do que um jantar inteiramente a dois, sem interferência de quem quer que seja. Nada melhor do que dividir alguns momentos exclusivos, degustando comidinhas feitas com carinho de quem se ama. Não tem preço.

A idéia aqui, então, é poder proporcionar um momento como esses. Que pode ser construído a dois, numa cumplicidade que vai desde o momento de conceber o menu, passando pela compra dos ingredientes até o êxtase final da mesa posta e do que possa vir depois. Ou de se preparar uma surpresa ao parceiro ou à parceira.

E tudo pode começar com um drinque, Sex on the beach, que leva vodka, licor de pêssego, suco de laranja e xarope de groselha e está entre as sugestões do Cyber Cook, o mais completo portal de culinária da internet no Brasil, elaborou um Especial com 16 receitas para comemorar o dia 12 de junho, entre entradas, pratos principais, drinques e doces de tirar o fôlego. A seleção de receitas é assinada pelo chef Rodrigo Anunciato, editor de conteúdo de Cyber Cook.

Também do Cyber Cook vem uma sugestão de entrada, Ostras Rockfeller, com bacon e agrião e servidas sobre torradas. Agrião que é ingrediente básico de outra dica de entrada, Panqueca de pêra, agrião e queijo branco, criada pela Cozinha da Unilever e que dá um toque de leveza ao início de sua refeição especial.

O prato principal pode ser massa, que agrada a todos os paladares. Como na sugestão de Renata Khury, chef do Bossa Nova Bar, que inclui no cardápio da casa um Penne à carioca, combinando a pasta com frutos do mar. Ainda do mar, vem a idéia do Camarão gigante ao mango, com toque agridoce por conta do Chutney de Manga da Queensberry.

Para quem prefere carne, um toque sofisticado é a Blanquette de vitelo, um prato tradicional da cozinha francesa, com os cubos macios de vitelo servidos em delicado molho branco, com gemas, acompanhados de cogumelos e pequenas cebolas caramelizadas. E nesses momentos o filé mignon é uma garantia de sucesso. Ainda mais na receita proposta por Osmar Lara, chef do restaurante do Hotel Blue Tree St. Michel.

Grelhado ao molho rouge, com caviar, arroz piemontese e batatas coradas, o prato faz parte do cardápio especial do Dia dos Namorados, um pacote inspirado no ?Fantasma da Ópera?. Dentro desse pacote com ambientação do século XIX, os casais curtirão um jantar com decoração especial e música ao vivo. O prato é o Medalhão Visconde de Chagny, referência a um dos personagens da trama.

Para fechar a noite única em alto estilo, duas irresistíveis sobremesas. Renata Khury criou o Escondidinho Arpoador para o Bar Bossa Nova, combinando morangos flambados e baunilha, com cobertura de chocolate. E mais uma vez do Cyber Cooky, Ganache de chocolate ao maracujá, para deixar na boca o sabor de uma noite inesquecível. Melhor que qualquer declaração de amor.

Agora é só escolher as opções aqui sugeridas, montar o cardápio e curtir a noite a dois.

Bom apetite!

Panqueca de pêra, agrião e queijo branco

DivulgaçãoDa Culinária Unilever

Ingredientes:

Massa

1 xícara de leite

1ovo

½ colher (chá) de sal

1 xícara de farinha de trigo

Recheio

1 colher (sopa) de creme vegetal BECEL

3 peras médias cortadas em cubos médios

200 g de queijo branco cortado em cubos pequenos

1 xícara de folhas de agrião picadas grosseiramente

½ xícara de maionese HELLMANN´S Deleite

Molho

1 colher (sopa) de creme vegetal BECEL

1 cebola pequena picada

½ xícara de água fervente

1 xícara de maionese HELLMANN´S Deleite

½ colher (chá) de sal

1 xícara de folhas de agrião picadas finas

Modo de preparo:

Massa

Bata no liquidificador o leite, o ovo, o sal e a farinha por 2 minutos ou até obter uma massa levemente cremosa e homogênea. Deixe descansar por 10 minutos.

Unte e aqueça uma frigideira média (12 cm de diâmetro) em fogo médio e coloque uma porção da massa suficiente para formar uma camada fina que cubra o fundo da frigideira. Frite de um lado e vire para fritar o outro. Passe para um prato e continue a operação até terminar a massa. Reserve.

Recheio

Em uma panela, aqueça o creme vegetal Becel em fogo médio e refogue as peras por 4 minutos ou até ficarem macias.

Junte o queijo, o agrião e a maionese Hellmann´s Deleite e misture até ficar homogêneo. Reserve.

Molho

Em uma panela, aqueça o creme vegetal Becel em fogo médio e doure a cebola.

Adicione a água e ferva por 3 minutos.

Acrescente a maionese Hellmann´s Deleite e misture delicadamente até ficar homogêneo.

Junte o sal e o agrião e misture até obter um molho cremoso.

Distribua um pouco de recheio em cada disco de massa e enrole como rocambole.

Arrume as panquecas em uma travessa e cubra com o molho. Sirva em seguida.

Rendimento: 10 unidades.

Ganache de chocolate ao maracujá

Por Chef Rodrigo Anunciato, editor de conteúdo de Cyber Cook

Foto: Douglas Tadeu Aby Saber FilhoIngredientes

250 g de chocolate meio amargo

150 ml de creme de leite fresco

1 maracujá

4 colheres (sopa) de açúcar

½ xícara de água

Modo de preparo:

Derreta o chocolate em banho-maria e acrescente o creme de leite, misturando até que fique homogêneo. Divida em quatro taças e reserve na geladeira por pelo menos 2 horas.

Na hora de servir, em uma panela, combine a água, açúcar e a polpa do maracujá. Se desejar, coloque mais açúcar. Deixe cozinhar em fogo baixo e não mexa demais, para não endurecer.

Assim que virar uma calda grossa, desligue o fogo, deixe amornar e divida a calda, colocando por cima das taças geladas.

Sirva imediatamente.

Rendimento: 4 porções.
www.cybercook.com.br

Blanquette de vitelo

Foto: Anacreon de TéosIngredientes:

2 kg de carne de vitelo cortada em cubos

2 cenouras

1 talo de aipo

1 cebola

1 cravinho

1 bouquet garni

250 g de cogumelos de paris frescos

100 g de manteiga

sumo de 1/2 limão

20 cebolinhas

2 colheres (sopa) de açúcar

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

200 ml de creme de leite

2 gemas

sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

10 grãos de pimenta preta

Salsinha picada para decorar

Modo de fazer:

Descasque as cenouras e corte-s em pedaços. Remova as folhas do aipo, assim como os fios, e corte o talo em pedaços. Descasque a cebola e enfie nela um cravo.

Ponha os cubos de carne numa panela e cubra com bastante água fria, levando para ferver. Tempere com sal e remova a espuma que se vai formando. Junte as cenouras, o aipo, a cebola, o bouquet garni e os grãos de pimenta. Tampe a panela e cozinhe lentamente por 1h30.

Retire os cubos de carne da panela. Peneire o caldo e reserve.

Limpe muito bem os cogumelos. Corte-os em quartos. Refogue por 5 minutos em 10 g de manteiga aquecida, sem deixar tomar cor. Regue com o sumo de limão e um copinho de água. Cozinhe em fogo brando por mais 10 minutos. Reserve.

Descasque as cebolinhas. Doure-as inteiras em 40 g de manteiga. Polvilhe com o açúcar e deixe caramelizar um pouco. Regue com um copinho de água. Tempere com sal e pimenta. Cozinhe em fogo brando por 15 minutos.

Derreta a manteiga restante na panela. Polvilhe com a farinha e regue aos poucos com o caldo reservado, mexendo com um fouet para evitar grumos. Verifique os temperos e coloque os cubos de vitelo na panela. Adicione os cogumelos e as cebolinhas. Aqueça em fogo brando.

Tire uma concha de molho em uma tigela. Incorpore delicadamente as gemas e as natas. Junte a mistura à panela e aqueça em fogo muito brando, sem deixar ferver. Polvilhe com a salsinha picada e sirva de seguida.

Rendimento: 6 porções.

Medalhão Visconde de Chagny

Por Osmar Lara, chef do restaurante do Hotel Blue Tree St. Michel

DivulgaçãoIngredientes:

200 g de mignon

50 g de caviar

50 g de bacon

50 g de arroz

30 ml de creme de leite

30 g de champignon

50 g de batata

40 ml de conhaque

70 ml de molho madeira

Modo de preparo:

Coloque o bacon ao redor do filé mignon, grelhe, flambe com conhaque e reserve.

Em uma frigideira acrescente o molho madeira, o restante do conhaque, o caviar e deixe reduzir. Adicione o molho sobre o mignon e sirva.

Para o arroz, junte o creme de leite e os champignons, aqueça e sirva.

Rendimento: 1 porção.

Hotel Blue Tree St. Michel
Rua Lamenha Lins, 71 ? Centro
Fone: (41) 3017-1090

Escondidinho Arpoador

Por Renata Khury, chef do Bossa Nova Bar

Foto: Domingos SalernoIngredientes:

200 ml de creme de baunilha

6 morangos cortados em lâminas

Conhaque para flambar

20 g de açúcar

50 g de chocolate ao leite

Modo de preparo:

Colocar o creme em um ramequim. Flambar os morangos com açúcar e o conhaque, colocar sobre o creme. Derreter o chocolate e colocar sobre os morangos.

Rendimento: 1 porção.

Bossa Nova Bar
Rua Senador Xavier da Silva, 210 – Centro Cívico
Fone: 3077-1812

Camarão gigante ao mango

Produção Queensberry

DivulgaçãoIngredientes:

4 (+/-150 g cada) camarões gigantes com casca

1 colher (sopa) de manteiga

100 ml de creme leite fresco

½ xícara de mango chutney Queensberry

1 colher (café) de curry indiano

suco de ½ limão siciliano

1 colher (café) de raspa de limão siciliano

½ xícara de cebolas bem picadas

Sal a gosto

Modo de preparo:

Tirar a cabeça, descascar e limpar os camarões deixando só a ponta da cauda e colocar uma pitada de sal em cada camarão.

Pulverizar os camarões com um pouco de farinha de trigo (somente para tirar a umidade).

Aquecer numa panela em fogo brando uma colher (sopa) de manteiga e dourar os camarões por 2 minutos de cada lado.

Colocar a cebola bem picada, refogar os camarões por 1 minuto e acrescentar o suco de 1/2 limão, o creme de leite fresco, o mango chutney, o curry, a raspa de limão e cozinhar por aproximadamente 5 minutos. Corrigir o sal e colocar um pouco de pimenta-do-reino branca moída na hora, caso deseje mais picante.

Acompanhamento: arroz com lascas de amêndoas tostadas, refogado no próprio molho do camarão.

Rendimento: 1 porção

Queensberry
SAC (11) 6875-4001
Site: www.kiviks.com.br

Ostras Rockfeller

Por Chef Rodrigo Anunciato, editor de conteúdo de Cyber Cook

Foto: Douglas Tadeu Aby Saber FilhoIngredientes:

12 torradas

24 ostras sem cascas

40 g de bacon picado

1 maço de agrião

1 colher (sopa) de farinha de rosca

Modo de preparo:

Lave bem e corte as folhas de agrião bem fininhas.

Em uma frigideira, frite o bacon. Quando estiver dourado, acrescente as tirinhas de agrião e mexa bem, por cerca de 1 minuto. Desligue o fogo e reserve.

Sobre cada torrada, coloque um pouco do agrião refogado com bacon, salpique levemente a farinha de rosca, duas ostras sem cascas e leve ao forno médio apenas para aquecer.

Sirva imediatamente.

Rendimento: 12 porções.

www.cybercook.com.br

Sex on the beach

Por Chef Rodrigo Anunciato, editor de conteúdo de Cyber Cook

Foto: Douglas Tadeu Aby Saber FilhoIngredientes

1 dose de vodka

½ dose de licor de pêssego

1 dose de suco de laranja

7 gotas de xarope de groselha

2 pedras de gelo moído

Modo de preparo:

Misture os três primeiros ingredientes na coqueteleira, mais dois cubos de gelo moídos enquanto isso coloque um pouco da groselha no fundo. Coloque o conteúdo da coqueteleira no copo long drink e depois cubra com o resto da groselha.

Enfeite com rodelas de laranja com canudinho.

Rendimento: 1 porção.

www.cybercook.com.br

Penne à Carioca

Por Renata Khury, chef do Bossa Nova Bar

Foto: Domingos SalernoIngredientes:

60 g de penne

50 g de cebola picada

50 g de lula

50 g de camarão

50 g de marisco

Vinho branco

100 g de tomate pomodoro sem pele e sem sementes picado

Folhas de manjericão

Azeite de oliva

Modo de preparo:

Cozinhar a massa em água fervente até que fique al dente.

Reduzir o vinho, fritar a cebola no azeite de oliva, acrescentar os tomates e deixar cozinhar. Colocar os frutos do mar e deixar cozinhar por cinco a dez minutos. Colocar a massa no prato, o molho e finalizar com azeite.

Rendimento: 1 porção.

Bossa Nova Bar
Rua Senador Xavier da Silva, 210 – Centro Cívico
Fone: 3077-1812