pudim120807.jpgVamos imaginar o seguinte: você deixou para a última hora a opção de levar toda a família para almoçar fora nesse Dia dos Pais. Tivesse feito reserva e estaria se deliciando com as tantas opções propostas por alguns de nossos melhores restaurantes especialmente para a data de hoje. Mas não deu. Houve aquele branco e de repente você se vê sob a ameaça de sair aventurando por aí, à procura de um bom lugar para acomodar a turma, já sabendo ser necessária uma boa dose de paciência para suportar uma espera de pelo menos duas horas. Pelo menos, normalmente bem mais.

Melhor saída? Cozinhar em casa. Se der, até começando a homenagem no café da manhã, com um Café Vienense recomendado por Caroline Queiroz, barista da Carmo Sul. Depois disso, o almoço. Basta juntar a turma em volta do fogão e partir para a execução. Mas nada de churrasco de novo, que aí já é falta de imaginação. Churrasco a gente tem o ano inteiro, sob qualquer motivo ou motivo nenhum. O almoço de hoje é especial, homenagem aos pais e pode muito bem ser diferenciado. De filhos para pai ou de pai para filhos, tanto faz, que a ordem dos fatores não altera o paladar.

O tempo que se perderia nas enfadonhas filas e listas de espera de restaurantes, ganha-se com um passeio pelo Mercado Municipal de Curitiba, onde há de tudo para qualquer escolha. E justamente com base nessa variação de sabores foi escolhida a sugestão de cardápio aqui apresentada hoje, fruto das colaborações recebidas durante a semana e oriundas de respeitáveis chefs de todo o País.

Com alternativas para todos os gostos já a partir das entradas. Pode ser uma Torta de alho-poró, quase uma quiche, sugerida pelo Projeto Leite de Coco e que combina o sabor do bulbo com mortadela, vinho branco e queijo. Ótimo para abrir o apetite. Se a idéia for algo mais leve, a dica pode ser o delicado Vol-au-vent de palmito, da lavra de Lúcio Marcelo Chrestenzen, chef do Restaurante Escola Senac. Também leve e com um intrigante toque oriental é a Salada Yam Gai, concebida pelo chef Franco Negretti para o cardápio do recém-inaugurado restaurante Koh-Thay, com um delicioso passeio pelos sabores tailandeses. São folhas de endívias recheadas com frango cozido no gengibre e acompanhado de temperos típicos daquela região da Ásia.

Entre os pratos principais para hoje, opções as mais diversas. Como a Paella, que está no cardápio do almoço especial de hoje do Armazém Italiano. O chef Pedro Calacans dá uma conformação pessoal ao prato, elaborando em panelas separadas e com um toque de curry. A apresentação chama a atenção de qualquer comensal. Como o Camarão na moranga, aqui em receita oferecida pela Culinária Unilever. Há duas opções de carne, para quem encontrar uma boa peça de mignon. Luiz Domingues, chef do Buffet Nani Carvalho Gastronomia e Eventos, propõe um Tornedo ao balsâmico, com peças do miolo do mignon (tournedos, em francês) envoltas em presunto e grelhadas, servidas com aspargos e pupunha, com um molho reduzido de aceto balsâmico. Já João Isoppo, chef do Victoria Villa Hotel, apresenta Escalopinhos de mignon grelhados com mix de pimenta, também de fácil execução, grelhados e flambados em conhaque, servidos com um fettuccine na manteiga e sálvia. Mas se a idéia for mesmo massa, João Lellis, proprietário da Lellis Trattoria, criou uma especial para a data de hoje: Ravióli de mussarela de búfala. E vale a pena experimentar, no restaurante o fazendo em casa. Ah, prefere risoto? Pois então vá nesse Risoto de salmão com alcachofra, prato de sucesso na Forneria Belluna.

Para finalizar, duas opções de sobremesa. Uma tradicional entre nós, o Pudim de Leite Moça, com a receita do Serviço Nestlé ao Consumidor. Bem brasileira. A outra, bem italiana, tradicional por lá, de onde veio Andrea Toscani, chef dos Hotéis Slaviero: Zucotto Siciliano. E qualquer um dos casos, para fechar o festivo encontro de hoje em alto estilo.

Mãos à obra, portanto.

Bom apetite!

Torta de alho-poró

Por Isabel de Carvalho, culinarista vinculada ao Projeto Leite de Coco

torta120807.jpgIngredientes

Massa:

2 xícaras de chá de farinha de trigo

¾ xícara de chá de manteiga

sal a gosto

Recheio:

1 embalagem de 100g de Flococo

1 embalagem de 200ml de leite de coco Sococo

10 talos de alho-poró

6 colheres de sopa de manteiga

½ tablete de caldo de carne

½ copo de vinho branco seco

2 ovos

3 colheres de sopa de farinha de trigo

½ xícara de chá de leite

½ xícara de chá de queijo parmesão ralado

150g de mortadela em uma única fatia

sal, pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Massa: amasse a farinha com a manteiga amolecida, cortada em pedacinhos, sal e, se necessário, algumas colheres de sopa de água. Forme uma bola, envolva-a em um pano de prato enfarinhado e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

Recheio: limpe, lave o alho-poró e elimine, não totalmente, a parte verde. Em seguida, afervente por 10 minutos em bastante água salgada, escorra e corte-o em rodelas. Refogue-o em fogo brando com 2 colheres de sopa de manteiga durante 10 minutos, adicionando o tablete de caldo de carne amassado e o vinho. Reserve.

Em uma panela, derreta 3 colheres de sopa de manteiga, junte a farinha e misture. Aos poucos adicione o leite, o leite de coco Sococo e continue a misturar. Acrescente sal e pimenta e cozinhe por 5 minutos. Retire do fogo, junte as gemas, o queijo parmesão, o Flococo e deixe amornar. Bata as claras em neve e acrescente ao creme.

Montagem: unte com a manteiga restante, uma fôrma redonda, abra a massa com o rolo enfarinhado e forre com ela o fundo da fôrma. Distribua em cima a mortadela em cubinhos, o creme e o alho-poró. Leve ao forno médio, pré-aquecido, e asse por cerca de 40 minutos. Retire do forno, e desenforme. Pode ser servida quente ou morna.

Rendimento: 6 porções

Projeto Leite de Coco
www.leitedecoco.com

Vol-au-vent de palmito

Por Lucio Marcelo Chrestenzen, chef do Restaurante Escola Senac

palmito120807.jpgIngredientes:

10 unidades de massa folheada

1 kg de palmito

1 litro de molho bechamel

500 g de creme de leite

Sal a gosto

Pimenta a gosto

Guarnições:

Palmito em rodelas

Ramos de salsinha

Modo de Preparo:

Assar as massas folhadas.

Aquecer o bechamel e agregar a ele o palmito em brunoise e o creme de leite até quase ferver, corrigir o tempero com sal e pimenta se necessário.

Colocar a massa folhada no centro do prato e rechear com creme.

Cortar a parte de cima da massa deixando ligeiramente aberto o vol-au-vent.

Salpicar salsinha sobre todo o prato.

Rendimento: 10 porções.

Salada Yam Gai

Por Franco Negretti, chef do Restaurante Koh-Thay

saladayam120807.jpgIngredientes:

Para cada folha de endívia

25 g de peito de frango

1 colher de café de erva cidreira (bater no liquidificador até virar pó)

1 colher de café de semente de papoula

2 cravos da índia

1 folha de louro

3 folhas de manjericão (picar duas e reservar uma para decoração)

10 ml de creme de leite

Azeite

sal a gosto

Preparo para 4 endívias

Cozinhar 120 g de frango com uma cebola picada (espetar 2 cravos da índia), 2 dentes de alho, 30 g de gengibre picado e o louro.

Depois de cozido, picar na faca bem fino, acrescentar o creme de leite, semente de papoula, capim cidreira, o manjericão e uma colher de chá de azeite e misturar, fazer a correção de sal.

Rechear as endívias e decorar com o manjericão (folha inteira) e um fio de azeite.

Koh-Thay
Rua Barão do Rio Branco, 438 – Centro
Fones: (41) 3039-5755 e 9129-1626

Paella do Armazém

Por Pedro Calacans, chef do Restaurante Armazém Italiano

paella120807.jpgIngredientes:

250 g de polvo fresco

250 g de lula fresca

300 g de camarão sem cascas, limpo (médio)

250 g de mariscos

200 g de camarão com cascas, limpo (grande)

2 colheres (sopa) de açafrão em pó

1 colher (sopa) de curry em pó

1 cebola média (picada)

3 tomates (sem semente)

100 ml de azeite de oliva

3 colheres (sopa) de molho de tomate

1 kg de arroz parboilizado

sal a gosto

Modo de preparo:

Colocar o polvo e a lula para cozinhar por 20 minutos, depois cortá-los em cubos.

Limpar os mariscos e os camarões. Cortar as cebolas e os tomates em cubos pequenos.

Aquecer o azeite e nele refogar a cebola, o tomate e o molho de tomate. Depois acrescentar o polvo, a lula e os camarões e cozinhar por mais 20 minutos. Em seguida colocar o açafrão e o curry.

Depois de pronto, em outra panela, cozinhar o arroz parboilizado. Depois de cozido misturar tudo e deixar em fogo brando por mais 10 minutos. Em uma frigideira refogar o camarão com cascas para decorar.

Rendimento: 5 porções.

Armazém Italiano
Avenida Sete de Setembro, 4750 ? Batel
Fone: (41) 3018-1044

Camarão na moranga

Da Culinária Unilever

camarao120807.jpgIngredientes:

1 abóbora moranga média

1 colher (sopa) de óleo

1 cebola pequena picada

1 embalagem (520 g) de polpa de tomate Pomodoro

1 colher (chá) de sal

300 g de camarão pequeno

1 xícara (chá) de maionese Hellmann’s com limão

200 g de requeijão tipo catupiri

Para salpicar

salsinha picada

Para untar e besuntar:

Óleo

Modo de preparo:

Lave e seque a moranga, besunte-a com óleo e leve ao microondas por 15 minutos na potência alta. Verifique o cozimento e, se necessário, leve ao microondas por mais 10 minutos ou até a moranga ficar macia. Retire do forno e reserve até esfriar.

Corte uma tampa na parte superior da moranga e retire as sementes. Reserve.

Em uma panela média, aqueça o óleo em fogo médio e frite a cebola até dourar.

Junte a polpa de tomate Pomodoro e o sal. Cozinhe por 10 minutos ou até encorpar levemente.

Acrescente o camarão e cozinhe por mais 4 minutos. Reserve.

Besunte a parte interna da moranga reservada com 1 colher (sopa) de requeijão tipo catupiri.

Junte ao molho de camarão reservado o requeijão tipo catupiri restante. Misture até o molho ficar homogêneo.

Transfira o creme de camarão para a moranga, salpique a salsinha e sirva com arroz branco.

Rendimento: 6 porções.

Tornedo ao balsâmico

Por Luiz Domingues, chef do Buffet Nani Carvalho Gastronomia e Eventos

tornedo120807.jpgIngredientes:

300 g de mignon bovino

6 aspargos frescos cortados

1 pedaço de pupunha fresca

sal

200 ml de aceto balsâmico

2 colheres (chá) de açúcar

2 fatias de presunto serrano ou similar

óleo

Modo de Fazer:

Leve ao fogo o açúcar e o aceto e deixe reduzir até a metade.

Em uma frigideira grossa com um fio de óleo, grelhe o mignon com uma pitada de sal. Retire o mignon e enrole as fatias de presunto. Acrescente mais um pouco de óleo e grelhe a pupunha. Na mesma frigideira salteie os aspargos.

Num prato de servir coloque o mignon, a pupunha e os aspargos e regue com o molho.

Rendimento: 2 porções.

Buffet Nani Carvalho Gastronomia e Eventos
Fone: (41) 3013-0087
www.buffetnanicarvalho.com.br

Escalopinhos de mignon grelhados com mix de pimenta

Por João Isoppo, chef do Victoria Villa Hotel

esgalope120807.jpgIngredientes:

250 g de mignon cortado em escalopes finos

100 g de manteiga sem sal

10 g de mix de pimenta (rosa, jamaicana, preta e branca)

4 colheres de sopa de conhaque

½ taça de vinho tinto seco

6 folhas de sálvia

100g de fettuccine cozido al dente

sal

Modo de preparo:

Tempere os escalopes com sal e o mix de pimentas, grelhe com a metade da manteiga e flambe com o conhaque. Apague o fogo com o vinho.

Em uma outra frigideira, coloque o restante da manteiga e deixe queimar. Acrescente a sálvia e um pouco de sal. Coloque o fettuccine e misture bem. Sirva junto com o escalope.

Rendimento: 1 porção.

Victoria Villa Hotel
Avenida Sete de Setembro, 2448
Fone: (41) 3223-2297

Ravióli de mussarela de búfala

Por João Lellis, da Lellis Trattoria

ravioli120807.jpgIngredientes para a Massa:

300 g de farinha de trigo

3 gemas

Sal a gosto

100 ml de água

Modo de preparo:

Misture bem a farinha de trigo, as três gemas, o sal, a água e passe no cilindro até ficar uma massa homogênea e fina.

Ingredientes para o recheio:

2 mussarelas de búfala

1 ramo de manjericão

Modo de Preparo:

Desmanche a mussarela de búfala e acrescente o manjericão

Ingredientes para o Molho à Moda Lellis:

6 tomates

2 dentes de alho

1 colher de sobremesa de orégano

50 ml de azeite

1 colher de sopa de manteiga

1 ramo de manjericão

Modo de preparo:

Reúna em uma panela: manteiga, tomates (refogue), coloque o azeite e acrescente os demais ingredientes (alho, orégano, manjericão e sal). Deixe reduzir bem e acrescente o molho de tomate pronto.

Rendimento: 2 porções.

Lellis Trattoria
Rua Gonçalves Dias, 51 ? Batel
Fone: (41) 3242-9320

Pudim de Leite Moça

Serviço Nestlé ao Consumidor

pudim120807.jpgIngredientes:

Calda

1 xícara de açúcar

Pudim

1 lata de Leite Moça

2 medidas (da lata) de leite

3 ovos

Modo de Preparo:

Calda

Em uma panela de fundo largo derreta o açúcar até ficar dourado.

Junte ½ xícara de água quente e mexa com uma colher.

Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar.

Forre com a calda uma fôrma com furo central (19cm de diâmetro) e reserve.

Pudim

Bata todos os ingredientes do pudim no liquidificador e despeje na fôrma reservada.

Asse em banho-maria, em forno médio (180ºC), por cerca de 1 hora e 30 minutos. Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas.

Desenforme e sirva a seguir.

Rendimento: 10 porções

Zuccotto Siciliano

Por Andrea Toscani, chef dos Hotéis Slaviero

zucotto120807.jpgIngredientes:

500 g de ricota fresca

2 copos de creme de leite

4 gemas de ovos

150 ml de leite

400 g de bolacha champanhe

150 g de frutas cristalizadas

10 g de gelatina sem sabor

150 g de açúcar

10 g de baunilha

1 copo de calda de licor de laranja

150g de calda de frutas vermelhas

Modo de preparo:

Em uma tigela em banho-maria, mexa os ovos com o açúcar, o leite e a baunilha. Acrescente a gelatina e deixar esfriar.

Em outra tigela, monte o creme de leite e acrescente a ricota, depois coloque a mistura do leite, com ovos e os outros ingredientes e as frutas cristalizadas.

Em baixo e ao lado de uma forma coloque a bolacha champanhe banhada na calda de licor. No meio, coloque o creme de ricota e cubra tudo com nova camada de bolacha.

Deixe esfriar por 6 horas.

Sirva em fatias, decorando com a calda de frutas vermelhas.

Rendimento: 12 porções.

Hotel Slaviero Palace
Rua Senador Alencar Guimarães, 50, Centro – Curitiba
Fone: (41) 3017-1000

Café Vienense

Por Caroline Queiroz, barista da Carmo Sul

cafeb120807.jpgIngredientes:

100 a 120 ml de café forte

1 colher de sobremesa de chocolate em pó

1 colher de sobremesa de creme de leite

Canela em pó

Chantili em Spray

Modo de preparo:

Em uma xícara de chá misture o chocolate em pó e o creme de leite até se formar uma pasta homogênea.

Espalhe parte da mistura pelas laterais da xícara onde se preparou a pasta.

Para quem gosta da bebida mais doce, acrescentar açúcar a gosto junto à pasta preparada. Para os que preferem o café amargo, adoçar após a bebida estar pronta, caso haja necessidade.

Prepare de 100 a 120 ml de café (pode ser o habitual café coado que se prepara em casa, apenas recomenda-se que seja forte e de qualidade).

Derrame o café quente na pasta contida na xícara e misture.

Acrescente chantili em spray na superfície.

Para dar um sabor a mais e enfeitar a receita, polvilhe canela em pó sobre o Chantili.

Carmo Sul
Rua Padre Anchieta, 1020 ? Champagnat
Fones: (41) 3336-1410 e (41) 3336-1661

Risoto de salmão com alcachofra

Por Tancredo Pereira e Leopoldo Guérios, da Forneria Belluna

risoto120807.jpgIngredientes:

Para o caldo:

1 bouquet garni

1 cebola picada

1 cenoura

1 talo de salsão

1 talo de alho-poró

2 folhas de louro

1 carcaça de peixe

Para o risoto:

300 g de arroz arbóreo

150 g manteiga

1 taça de vinho branco seco

50 g queijo parmesão

100 g de coração de alcachofra

100 g de salmão cortado em cubos

½ cebola picada.

Modo de fazer:

Cozinhe o caldo por pelo menos três horas em fogo baixo, passe no coador e reserve o caldo.

Dê uma breve selada nos cubos de salmão e reserve.

Numa panela grande refogue a cebola na manteiga. Quando começar a dourar, coloque o arroz arbóreo, deixe dar uma pequena fritada para soltar o amido. Jogue o vinho branco e deixe evaporar. Com uma concha comece a colocar o caldo quente na panela e vá repondo quando ele começar a evaporar. Certifique-se que após 15 minutos o líquido já tenha quase evaporado totalmente.

Junte os corações de alcachofra picados, continue a mexer, coloque os cubos de salmão e vá mexendo.

Finalize com mais um pouco de manteiga e queijo parmesão. Jogue salsinha picada e sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções.

Forneria Belluna
Rua Teixeira Coelho, 255 ? Batel
Fone: (41) 3342-3202