A geada voltou a marcar presença no estado nesta terça-feira (23), principalmente entre as regiões Sul e Sudoeste do estado, que tiveram as menores temperaturas do Paraná. General Carneiro, no extremo Sul, assumiu o recorde do dia com -2°C. Palmas, que teve a manhã mais fria desta segunda (-2,3 ºC) amanheceu com 1,7°C.

Contudo, as temperaturas negativas, assim como as geadas, perderam um pouco de força. Em Curitiba, onde nesta segunda os gramados ficaram mais brancos principalmente na área de divisa com Fazenda Rio Grande, a geada foi muito fraca, com registro em pontos muito isolados. Isso porque, de acordo com o Simepar, os ventos que sopram do Leste trouxeram mais umidade para boa parte da região metropolitana de Curitiba (RMC), que começou a manhã sob forte efeito de nevoeiros.

Na capital, a mínima foi de 2,9°C – “superior” a esta segunda, quando os termômetros baixaram até os 1,7°C. Na RMC, o frio mais intenso foi registro em Pinhais, onde fez 0,9°C.

Conforme o Simepar, o frio mais intenso do início da manhã terça-feira ficou entre as serras do sul e sudeste do Brasil. No sul de Minas Gerais, divisa com São Paulo na Serra da Mantiqueira, valores próximos dos 2 ºC, por exemplo.

Para esta quarta, já não há mais previsão de geada para o estado.

Tarde ensolarada

Durante o dia, nas demais regiões do estado, o tempo continua estável: nenhuma chuva como as registradas na semana passada, mas temperaturas bem baixas pela manhã e à noite. No Litoral, as nuvens até devem variar um pouco, com possibilidade de nevoeiro, mas não há previsão de chuvas. No interior, os índices de umidade relativa do ar ficarão bem baixos ao longo do dia.

Curitiba, que terá poucas nuvens para descolorir o céu azul, terá máxima de 17°C. Em Paranáguá, no Litoral, onde o dia será mais nublado, os termômetros chegam até à casa dos 20°C. Em Londrina e em Foz do Iguaçu, o calorzinho máximo será de 22°C

Sai, frio!

Segundo o Inmet, as temperaturas baixas do Sul, especialmente do Rio Grande do Sul, vão desaparecer no final da semana. O Simepar também indica veranico para sexta-feira e sábado, com temperaturas variando entre 11° C e 25° C na capital, perto dos 30° C no Norte Pioneiro e entre 16° C e 29° C em Foz do Iguaçu.